[weglot_switcher]

Hackers à pesca em Portugal. É o segundo país a nível mundial em ataques de ‘phishing’

Em 2020, foram identificadas cerca de 430 milhões de tentativas de phishing.
  • Clark Young/Unsplash
20 Abril 2021, 19h21

O teletrabalho foi uma das marcas do ano passado e que se estendeu a 2021, esta alteração foi umas das principais responsáveis pelo aumento dos ciberataques, em especial de phishing.

Um relatório da Kaspersky coloca Portugal no segundo lugar do mundo com mais vítimas de phishing, a nível global, num ano em que foram identificados cerca de 430 milhões de tentativas deste tipo de ataque.

O Brasil lidera a tabela dos países com maior número de vítimas afectadas (19,94%), seguido o nosso País (19,73%), da França (17,90%) , Tunísia (17,62%) e Guiana Francesa (17,60%) a fechar o top 5.

Em 2019, «o Brasil apresentava mais 10 pontos percentuais e Portugal mais de 6» e «a Venezuela, o país líder em 2019 e que liderou também o ranking nos dois primeiros trimestres de 2020, caiu para oitavo lugar», revela a Kaspersky.

Para este ano, a empresa espera «um aumento dos ataques contra o sector empresarial», já que s colaboradores continuam a ser a porta de entrada nas redes corporativas. Aém disso, «é provável que a quantidade de spam e phishing direcionada a dispositivos móveis também aumente».

Caso queira consultar o relatório completo de spam e phishing da empresa de cibersegurança aceda a Securelist.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.