[weglot_switcher]

‘Hackers’ acederam a 400 mil contas do banco italiano UniCredit

O Unicredit explicou que os ataques ocorreram em setembro e outubro de 2016 e voltaram a acontecer este ano, em junho e julho. A falha de segurança foi a maior registada até ao momento na banca europeia.
26 Julho 2017, 14h19

Cerca de 400 mil contas bancárias no italiano UniCredit foram invadidas por hackers, informou o banco, adiantando que dados pessoais de clientes, incluindo números internacionais de contas bancárias (IBAN) poderão ter sido acedidos.

O Unicredit explicou, em comunicado, que os ataques ocorreram em setembro e outubro de 2016 e voltaram a acontecer este ano, em junho e julho. ““Nenhuns dados, como palavras-passe, que permitem o acesso às contas bancárias ou que permitam transações não autorizadas foram afetados”, acrescentou.

Segundo a agência Bloomberg, o incidente representa a maior falha de segurança até hoje registada na história da banca na Europa.

“O UniCredit foi vitima de um falha segurança em Itália devido ao acesso não autorizado através de um fornecedor externo italiano relacionado com dados somente de empréstimos pessoais”, sublinhou o banco, explicando que iniciou uma auditoria, já apresentou queixa com as autoridades de Milão e tomou medidas imediatas para corrigir a falha.

O banco acrescentou que tem em curso um investimento de 2,3 milhões de euros para atualizar e reforçar os sistemas informáticos.

A cibersegurança tem estado em destaque este ano devido aos recentes casos do WannaCry em maio e Petya em junho, que colocaram em questão a segurança de empresas de grande porte, incluindo instituições bancárias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.