Hackers põem à venda mensagens privadas de 81 mil utilizadores do Facebook

Os atacantes revelaram à ”BBC Russia” que tinham detalhes de um total de ”120 milhões de contas” e que estavam a tentar vendê-las online.

Mais de 80 mil utilizadores da rede social Facebook foram vítimas de um ataque cibernético e, depois dessa falha de segurança, hackers acederam às mensagens privadas dos lesados e colocaram-nas à venda online, avança a ”BBC” esta sexta feira, 2 de novembro.

Os atacantes revelaram  à ”BBC Russia” que tinham detalhes de um total de ”120 milhões de contas” e que estavam a tentar vendê-las, embora haja razões para não acreditar nesses números. À agência britânica, o Facebook assegura que a segurança da rede social não foi comprometida e que os dados foram obtidos através de extensões maliciosas do navegador. Porém, acrescentou que já tomou medidas para impedir que outras contas sejam afetadas.

Os primeiros indícios dessa falha de segurança aconteceram em setembro, quando um usuário pelo nome de ”FBSaler” publicou num site que vendia perfis de utilizadores do Facebook e informou que detinha uma base de dados de 120 milhões de utilizadores.

A empresa de segurança na internet Digital Shadows examinou, a pedido da BBC, a amostra disponibilizada pelo usuário, e concluiu que as 81 mil contas da amostra continham mensagens privadas que não poderiam ser acedidas através de métodos legais por ninguém, confirmando que todas as contas foram ‘hackeadas’.

Entre as informações divulgadas havia conversas sobre um concerto da banda Depeche Mode, reclamações sobre o genro e até mesmo conversas privadas entre dois amantes. Cada uma valia cerca de 8 libras (aproximadamente 9,10 euros). Desde que a Digital Shadows começou a investigação, a publicação foi apagada.

A ”BBC Rússia” conseguiu entrar em contato por e-mail com o vendedor dessas contas, que confirmou que as contas à venda não eram as mesmas afetadas pelo escândalo da Cambridge Analytica ou pelo roubo de tokens que ocorreu no final de setembro.

Relacionadas

Wall Street fecha em alta em dia de lucros do Facebook

A Bolsa de Nova Iorque reduziu hoje as quedas acumuladas no mês de outubro, enquanto prossegue a temporada de resultados no terceiro trimestre.

Escândalo de Cambridge Analytica vai custar ao Facebook 565 mil euros

As autoridades britânicas multaram a rede social de Mark Zuckerberg, alegando que o Facebook violou a lei de proteção de dados no país. O valor da coima corresponde ao máximo que a ICO pode impor.

Facebook: hacker teve acesso a histórico de pesquisas de 29 milhões de utilizadores

Ainda assim, a empresa de Mark Zuckerberg garantiu que, afinal, não foram 50 milhões de utilizadores os que tiveram dados expostos a piratas informáticos. “Sabemos que menos pessoas foram afetadas do que inicialmente reportado”, admitiu a rede social Facebook.
Recomendadas

CEO da TAP deve encaixar prémio de 600 mil após lucros

Christine Ouvrières-Widener deve receber um prémio depois de ter garantido lucros à companhia aérea TAP, cinco anos depois dos últimos ganhos e dois anos antes do previsto. De acordo com o “Correio da Manhã”, o prémio deve ascender a 604.800 euros brutos. Este valor foi calculado pela publicação tendo em conta os termos do contrato […]

JE Bom Dia. Altri e Greenvolt apresentam contas de 2022

A Altri e a Greenvolt divulgam esta quinta-feira as suas contas referentes a 2022. Já o Banco de Portugal vai dar a conhecer os números mais recentes sobre o endividamento das famílias e empresas.

TAP: Comissão de inquérito quer fazer 60 audições que começam na próxima semana

A comissão de inquérito à TAP vai ouvir 60 personalidades e as audições começam na próxima semana, estando entre as seis primeiras a IGF, a ex-administradora Alexandra Reis, a presidente executiva e o presidente do Conselho de Administração. De acordo com o presidente da comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da TAP, […]
Comentários