[weglot_switcher]

Haitong vê proposta da JP Morgan para comprar Naturgas como positiva

As ações da elétrica sobem 1,17%. Segundo noticia o Expansíon, a JP Morgan estará a negociar com outros fundos a criação de um consórcio para comprar ativos de gás da Naturgas, a filial espanhola da EDP,
  • EDP
22 Março 2017, 11h35

O Haitong avalia positivamente as notícias de que a EDP estará a negociar a venda da filial espanhola Naturgas com o JP Morgan Infrastructure. Segundo o “Expansíon”, a operação, que inclui outros parceiros como o Swiss Life, poderá ultrapassar os três mil milhões de euros, um valor mil milhões de euros acima do que tinha sido anteriormente noticiado.

No Iberian Daily,  os analistas do Haitong referem que a oferta é “positiva já que o valor mencionado está acima da nossa avaliação da Naturgas”, que se situa em 2,1 mil milhões de euros.

Segundo o jornal espanhol, a JP Morgan Infrastructure, que pertence ao grupo JPMorgan Asset Management, e a EDP poderão estar a negociar aquela que será a maior operação no setor energético deste ano.

“É verdade que a Naturgas tem melhores valores Opex e Capex do que a Redexis e a Gas Natural, mas ficaríamos surpreendidos se isso fosse suficiente para justificar um prémio tão grande (mesmo que os investidores de private equity estejam a considerar estimativas de custo de capital mais baixas para a Naturgas do que o nosso WACC de 5,4%) em relação às operações recentes”, referiu o Haitong.

A EDP poderá, assim, ter mudado de ideias e começado a procurar comprador para a Naturgas, a segunda maior distribuidora de gás no mercado espanhol a seguir à Gas Natural Fenosa. Em paralelo, a energética portuguesa procura um comprador para a rede de gás em Portugal, a Portgas.

Questionado esta manhã pelo Jornal Económico sobre o assunto, António Mexia não quis tecer comentários. No entanto, o presidente da EDP garantiu no início do mês que a Naturgas não está à venda, durante a apresentação de resultados do grupo.

No entanto, segundo noticiou a agência Bloomberg, no mês passado, a EDP mandatou o JP Morgan Chase e a Morgan Stanley para estudar a venda desses ativos em Espanha, prevendo-se que a operação possa render um encaixe superior a dois mil milhões de euros. E segundo o site espanhol “El Economista”, entre os interessados na Naturgas estão os fundos Ardian, Arcus, JP Morgan Infrastructure e KKR.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.