PremiumHealth Cluster Portugal cria novas tecnologias médicas

Durante três anos e com seis milhões de euros, a Siemens vai liderar 24 entidades na produção de novos dispositivos médicos, tais como um sapato de alta tecnologia que previne úlceras diabéticas.

Seis milhões de euros serão aplicados em vários projetos de produção e comercialização das tecnologias médicas de “Smart Health”, um conceito que inclui dispositivos médicos e soluções de saúde digital, com base em Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e em Tecnologias Futuras e Emergentes (FET).

Trata-se do projeto “Smart Health 4 All”, que foi candidatado aos fundos do “Portugal2020”. “Integra 24 entidades e terá uma duração de três anos”, revelou ao Jornal Económico o diretor executivo do Health Cluster Portugal (HCP), Joaquim Cunha, adiantando que “o líder do projeto é uma empresa – a Siemens Healthineers –, que manterá um foco forte no mercado”.

Entre os oito produtos que serão desenvolvidos neste projeto estão o “My Care Shoe”, um sapato para prevenção da ulceração do pé diabético, com sistema passivo de monitorização da pressão plantar e um sistema ativo personalizado de redistribuição da pressão ao doente.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Bancários reformados em protesto em frente à residência oficial do primeiro-ministro no dia 6

Os bancários reformados vão avançar com um protesto no próximo dia 6 de outubro, através de uma concentração em frente à residência oficial do primeiro-ministro, para exigir pagamento de complemento excecional de 50% das pensões.

Anacom estabelece limite máximo a pagar pelos outros operadores à MEO pelo acesso às condutas e aos postes

Este projeto de decisão da Anacom será agora submetido a consulta à Comissão Europeia, BEREC (Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas) e às Autoridades Reguladoras Nacionais dos restantes Estados-Membros.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.
Comentários