[weglot_switcher]

Helexia cresce em Portugal com a compra de 60% do capital da Ewen Energy

A Ewen Energy, fundada em 2004, com presença em Portugal e atividades em outras geografias, é uma empresa dedicada aos serviços de energia, posicionando-se como uma referência na área de eficiência e gestão de energia.
10 Fevereiro 2022, 17h42

A Helexia vai consolidar a sua presença no mercado nacional após ter concretizado a aquisição de 60% do capital da Ewen Energy.

“Está concluída a compra, por parte da Helexia Portugal, de uma posição de 60% no capital da Ewen Energy. O contrato foi celebrado no passado mês de janeiro entre Luis Pinho, Country Director da Helexia Portugal, e os sócios da Ewen, nos escritórios da PLMJ, que assessorou a aquisição”, revela um comunicado da empresa.

A Helexia Portugal é subsidiária do Grupo Voltalia, cotado na bolsa de Paris, e afirma-se como ‘player’ internacional no sector de energia renovável.

“Com esta aquisição a Helexia], abre caminho à inovação e aumenta assim a oferta do seu portefólio, indo ao encontro da elevada procura dos seus clientes e parceiros por este segmento”, adianta o referido comunicado.

Por seu turno, a Ewen Energy, fundada em 2004, com presença em Portugal e atividades em outras geografias, é uma empresa dedicada aos serviços de energia, posicionando-se como uma referência na área de eficiência e gestão de energia.

O ‘core business’ da empresa está focado no sector empresarial, com destaque na indústria (incluindo grandes edifícios), além de a Ewen realizar análises detalhadas do processo fabril, identificando, propondo e implementando as melhores medidas de eficiência energética.

Segundo Luis Pinho, CEO Helexia Portugal, “oferecer aos nossos clientes uma gama abrangente de serviços energéticos, que incluem aconselhamento, auditorias, gestão de energia, contratos de ‘performance’ energética e a produção de energia para auto-consumo, é o que nos motiva todos os dias”.

“Esta união de forças vai-nos permitir chegar a mais clientes, com mais capacidade, mais competência, e com um compromisso acrescido de acompanhar todos os seus parceiros, passo a passo, na sua transição energética, com a ambição de ser um ‘player’ de referência de classe internacional”, assegura este responsável.

A Helexia, multinacional francesa, está presente em Portugal desde 2016, e aposta na transição energética como fator determinante para a sustentabilidade.

“Com a combinação do binómio economia e ecologia, [a Helexia] ajuda as empresas no caminho da redução da pegada ecológica, redução do consumo e custos energéticos”, assegura o comunicado em questão, acrescentando que “a energia limpa é encarada de forma integrada, seja na produção, utilização e gestão, para que a descarbonização seja um fator de competitividade”.

“Atualmente, no autoconsumo solar [a Helexia] tem uma potência acumulada de 18,3 MWp que produz 34 GWh de energia limpa, permitindo evitar 16 mil toneladas de CO2 e gerar poupanças de 1,1 milhões de euros para os seus clientes. Em construção e em carteira estão mais de 30 MW para juntar ao portefólio existente”, assinala o mesmo comunicado.

Segundo os responsáveis da Helexia, “esta aquisição reforça a capacidade de promover em Portugal e no mundo, serviços especializados para fazer da descarbonização uma realidade”.

“Helexia e Ewen oferecem assim, em conjunto, serviços energéticos de classe e competência irrefutável, respondendo aos melhores ‘standards’ de energia, técnicos e financeiros, estando assim preparados para os desafios de cada cliente, independentemente da sua complexidade ou dimensão”, detalha o comunicado da empresa, adiantando que, “de agora em diante, uma equipa de gestão robustecida vai entrar em ação para gerir as operações, contribuindo para um processo de integração estável e bem-sucedido”.

A HELEXIA está presente em França, Itália, Bélgica, Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos, tendo já colocado em funcionamento mais de 240 centrais fotovoltaicas em coberturas e ‘parkings’, num total de mais de 55 MWp e 140 milhões de euros de investimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.