[weglot_switcher]

Hepatite A: Mais de 670 casos confirmados na União Europeia

Em Portugal foram detetados, desde o início do ano, 199 casos. A doença é, geralmente, benigna e existe vacina para a prevenir.
29 Abril 2017, 15h26

Desde o verão do ano passado até ao momento, foram confirmados em onze países da União Europeia mais de 670 casos de hepatite A. Os dados divulgados pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças mostram que o atual surto da doença afeta, sobretudo, homens que têm relações sexuais com outros homens de forma desprotegida.

Um balanço publicado na sexta-feira pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) revela que além de Portugal – onde foram detetados 199 casos desde o início do ano – também foram registados casos de contágio na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Holanda, Suécia e Reino Unido.

O vírus da hepatite A foi diagnosticado na sua maioria em homens (95%). A doença é, geralmente, benigna e existe vacina para a prevenir, sendo que a taxa de fatalidade da hepatite A é inferior 0,6% dos casos.

A hepatite A trata-se de uma doença infeciosa que uma doença infecciosa aguda do fígado. É assintomática, podendo ser transmitida a terceiros sem que o indivíduo portador da doença manifeste qualquer sintoma.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.