[weglot_switcher]

Hoje celebra-se o Dia Internacional das Florestas

Em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma resolução para a criação do “Dia Internacional das Florestas”.
21 Março 2017, 07h35

Em 30 de novembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declara o dia 21 de março de cada ano como Dia Internacional das Florestas.

A Festa passou da “Árvore” à da “Floresta” quando, em 1971, se estabeleceu o “Dia Mundial da Floresta” com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Como consequência, em Portugal, em 1974, foi celebrado o primeiro “Dia Mundial da Floresta”, tendo sido escolhida, como em muitos outros países do hemisfério norte, a data de 21 de março, o primeiro dia de primavera.

No início deste mês, o primeiro-ministro anunciou que o Conselho de Ministros vai aprovar o “pacote florestal”, um conjunto de diplomas que constituirá as bases de uma reforma estrutural na floresta portuguesa.

António Costa especificou depois que se tratará de uma reforma de “médio prazo”, cujos efeitos não serão imediatos, e deixou críticas ao passado recente em matéria de política florestal. “Infelizmente, estes últimos dez anos, não foram devidamente aproveitados”, disse.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.