[weglot_switcher]

Hoje é o Dia da Marmota e saberemos quanto mais vai durar o inverno, ou não

Hoje comemora-se o Groundhog Day, o Dia da Marmota. Em Punxsutawney, na Pensilvânia, nos EUA, este é um feriado especial.
2 Fevereiro 2017, 07h40

Esta manhã, em Gobbler’s Knob, uma pequena colina na cidade, Phil, a marmota, vai sair da sua casota e, se ao sair olhar para a sua sombra, isso quer dizer que o inverno continuará por mais seis semanas; pelo contrário, se tal não acontecer, se a marmota não vir a sombra, a primavera chegará mais cedo.

Diz quem sabe que o mais provável é Phil sair da casota, ver a sombra e determinar mais mês e meio de inverno. É isso a normalidade. Só que, os tempos já não são o que eram e, no ano passado, rezam as crónicas (e o vídeo que pode ser visto no YouTube) que o mestre de cerimónias do Groundhog Club determinou que não havia sombra para ser vista, pelo que a previsão oficial era de uma primavera antecipada.

Talvez pelas alterações climáticas, o que é facto é que ficou ainda mais frio e passaram várias semanas até que os casacos pudessem ser arrumados. Nada, claro, que mexa com uma tradição que vem desde 1887 e que é dos tempos mais celebrados de Punxsutawney – uma semana inteira de festejos, especialmente depois de a data se ter tornado célebre com o filme que em português levou o título de Feitiço do Tempo, com Bill Murray e Andie MacDowell, de 1993.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.