Hoje é o dia mundial da estatística (com vídeo)

Celebra-se esta terça-feira, 20 de outubro, pela segunda vez, o dia mundial da estatística. “A efeméride salienta a importância das estatísticas oficiais na nossa sociedade”, considera o Eurostat, o Gabinete de estatísticas da União Europeia. As estatísticas oficiais ajudam a tomar decisões informadas que têm impacto na vida de milhões de pessoas, acrescenta o mesmo gabinete. […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Celebra-se esta terça-feira, 20 de outubro, pela segunda vez, o dia mundial da estatística. “A efeméride salienta a importância das estatísticas oficiais na nossa sociedade”, considera o Eurostat, o Gabinete de estatísticas da União Europeia.

As estatísticas oficiais ajudam a tomar decisões informadas que têm impacto na vida de milhões de pessoas, acrescenta o mesmo gabinete.

O Eurostat explica que “melhores fontes de dados e métodos estatísticos, novas tecnologias e sistemas estatísticos reforçados permitem encontrar melhores dados, o que permite tomar melhores decisões e, como consequência, resulta em melhores condições de vida para todos”.

oje_estatisticas

Na União Europeia estão a ser feitos esforços no sentido de melhorar a qualidade das estatísticas há mais de 60 anos, pelas autoridades estatísticas dos Estados-membros que contribuem para o sistema estatístico europeu. Este visa produzir informação de confiança e comparável. Atualmente, as estatísticas europeias são utilizadas de múltiplas formas por cada vez mais pessoas.

Walter Radermacher, director-general do Eurostat, assinala que as “sociedades democráticas modernas assentam numa base sólida de estatísticas de confiança e objetivas com o objetivo de funcionar convenientemente. Os decisores de topo a nível europeu, nos Estados-membros, nos governos locais e nas empresas precisam das estatísticas para tomar as suas decisões. Mas todos os cidadãos precisam de estatísticas, porque são essenciais para avaliar a qualidade de trabalho dos decisores. Este é o papel de valor incalculável do Eurostat”.

Veja um pequeno video que a Eurostat preparou para celebrar o Dia Mundial das Estatísticas:

[Nota adicionada às 11h23: Se não conseguir ver o vídeo visite a página do Eurostat]

OJE

Recomendadas

Migrantes mais vulneráveis ao tráfico e usura devido à pandemia, alerta Aliança Internacional de Migrantes

A Aliança Internacional de Migrantes (IMA, na sigla em inglês) vai realizar, a partir de quarta-feira e durante quatro dias, a primeira assembleia geral desde o início da pandemia, reunindo na capital da Tailândia, Banguecoque, cerca de 150 representantes de mais de 30 países, incluindo Jenny Uchuari, representantes dos imigrantes do Equador no Brasil.

Presidente de Taiwan falha estratégia de usar a China como ameaça

Tsai Ing-wen renunciou ao cargo de líder do Partido Democrático Progressista depois de a sua estratégia de enquadrar as eleições locais como uma demonstração de desafio à China não ter conquistado o eleitorado.

NATO Industrial Advisory reúne com a indústria da defesa em Gaia

Órgão consultivo e de assessoria de alto-nível que atua como foco e porta-voz das indústrias e das associações nacionais de defesa e segurança junto da NATO, reúne de 28 a 30 de novembro com 51 entidades de 25 países.