Hoje há “Jogo Económico”. Quem manda nos clubes e SADs a nível mundial?

Quem manda nos clubes e SADs do futebol mundial? Nesta edição vamos analisar as impressionantes conclusões de um estudo sobre a propriedade dos clubes com Luís Miguel Henrique, João Marcelino e Fernando Veiga Gomes.

Cristina Bernardo

Hoje, às 21h00, não perca mais uma edição do programa “O Jogo Económico”, o espaço de debate económico onde o desporto é ‘rei’.

Neste programa vamos debater o inédito “Estudo global sobre os proprietários dos clubes” desenvolvido elaborado pela Union Internacionale des Avocats (UIA), a Sport Integrity Global Alliance (SIGA) e o Centro Internacional para a Segurança no Desporto (ICSS INSIGHT), e que foi realizado em 25 países como EUA, Japão, China, México, Rússia, Turquia, Inglaterra, Espanha, Itália, França e Portugal.

Nesta edição, os comentadores residentes, o jornalista João Marcelino e o advogado e consultor Luís Miguel Henrique, moderados pelo jornalista José Carlos Lourinho, vão debater os motivos para a falta de escrutínio quanto aos proprietários, acionistas e investidores dos clubes à escala mundial. Para esta edição, contamos com a participação especial de Fernando Veiga Gomes, presidente da Comissão de Direito do Desporto da UIA – União Internacional de Advogados.

É compreensível que a maioria dos países não tenha mecanismos legais para verificar a origem do dinheiro, estando Portugal integrado neste grupo? Uma das conclusões do estudo indica “um aumento substancial de investidores desconhecidos ou fundos de investimento sediados em offshores, dificultando o trabalho de regulação das federações e ligas profissionais no controlo da origem da propriedade e da sua condição legal”. Esta é uma ameaça real para os clubes e para os campeonatos? Se a verdade desportiva é condição essencial para suportar uma competição, como é que se pode descurar tanto ao nível da legislação que garantiria, em condições normais, a transparência da competição?

Estas são algumas das questões que vão ser respondidas neste programa.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta terça-feira

“Salário mínimo vai perder poder de compra pela primeira vez desde 2013”; “Famílias com prazo-limite para tratar das partilhas de terrenos”; “Seleção procura lugar na final four antes do anúncio dos convocados para o Mundial”

Três adeptos impedidos de entrar em estádios por intolerância no Estoril Praia-FC Porto

Os três indivíduos podem ser punidos com coimas entre os mil e os 10 mil euros e com pena de interdição de acesso a recintos desportivos até dois anos.
Comentários