[weglot_switcher]

Holanda: dívida vai agravar para 57,4% do PIB até ao final do ano

“O Gabinete gastou milhões em apoios para prevenir falências em massa e desemprego”, garantiu o ministério das Finanças holandês apontando para um défice orçamental de 6,2%.
30 Novembro 2020, 18h31

O governo holandês espera que a dívida do país tenha um agravamento para 57,4% do PIB até ao final de 2020, como resultado dos elevados ​​gastos com os apoios às empresas durante a crise económica, segundo a “Reuters” esta segunda-feira, 30 de novembro.

“O Gabinete gastou milhões em apoios para prevenir falências em massa e desemprego”, garantiu o ministério holandês em comunicado.

A dívida holandesa em relação ao produto interno bruto (PIB) era de 48,7% no final de 2019, tornando-o um dos poucos países a aderir às regras da zona do euro que permitem um máximo de 60%. O défice orçamental será de cerca de 6,2% este ano, segundo o ministério das Finanças da Holanda, alto, mas abaixo da previsão de 7,2% feita pelo ministro das Finanças Wopke Hoekstra em setembro.

A economia do país teve um desempenho melhor do que o esperado no final do verão e no outono, antes que uma segunda onda de casos Covid-19 levasse a um segundo bloqueio parcial que ainda está a decorrer. Na semana passada, a agência de previsão económica do governo disse que espera que o crescimento económico tenha uma recuperação de 2,8% em 2021, após contrair 4,2% este ano.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.