[weglot_switcher]

Hospitais do Médio Tejo suspendem temporariamente visitas hospitalares

As três unidades hospitalares do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) – Torres Novas, Abrantes e Tomar – vão suspender temporariamente as visitas hospitalares a partir desta terça-feira, 11 de janeiro. O CMHT justifica a medida com a evolução da pandemia e como “salvaguarda da segurança” das pessoas doentes que se encontram internadas nestes hospitais e dos profissionais de saúde.
11 Janeiro 2022, 15h25

As três unidades hospitalares do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) – Torres Novas, Abrantes e Tomar – vão suspender temporariamente as visitas hospitalares a partir desta terça-feira, 11 de janeiro. O CMHT justifica a medida com a “salvaguarda da segurança” das pessoas doentes que se encontram internadas nestes hospitais e dos profissionais de saúde.

“As três unidades hospitalares do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) – Torres Novas, Abrantes e Tomar – vão suspender temporariamente as visitas hospitalares a partir e, solicitando-se desde já a compreensão e colaboração dos utentes e dos seus familiares”, avança o CHMT. Em comunicado, justifica que esta “é uma medida preventiva, que tem como objetivo uma maior salvaguarda da segurança das pessoas doentes que se encontram internadas nos hospitais do CHMT, bem como dos profissionais de saúde da instituição”.

De acordo com o CHMT, face à evolução epidemiológica do país e dos concelhos servidos por este Centro Hospitalar, bem como tendo em consideração os alertas que hoje são lançados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a previsível evolução da pandemia na Europa, “o Conselho de Administração do CHMT considerou indispensável a suspensão temporária da possibilidade de visitas”. Acrescenta aqui que esta decisão será reavaliada periodicamente, e de acordo com a evolução situação epidemiológica.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E. integra três unidades hospitalares, localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas. Com uma área de influência que engloba 14 concelhos, e servindo uma população de cerca de 266 mil habitantes.

Portugal registou hoje mais 33.340 casos de Covid-19 e 28 mortes associada à doença causada pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira, dia 11 de janeiro, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Assim, o número total de infetados pelo vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia sobe para para 1.693.398 e o número total de vítimas mortais assenta nos 19.161 .

Em relação à pressão sobre os hospitais, registou-se uma ligeira diminuição no número de internamentos: atualmente estão menos 24 pessoas internadas, para um total de 1.564. O número de pessoas em Unidades de Cuidados Intensivos também diminuiu, sendo que estão agora 153 doentes internados nestas unidades (menos oito).

A incidência mantém os mesmos valores do dia anterior, permanecendo, contudo, no encarnado. A nível nacional, o boletim da DGS informa que Portugal tem uma incidência acumulada de 3204,4 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes, e no continente está nos 3209,1. O limite da matriz de risco é de 960 casos por 100 mil habitantes.

O índice de transmissibilidade (Rt) regista também o mesmo valor face ao dia anterior, assentando nos 1,24 tanto a nível nacional como em território continental.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.