[weglot_switcher]

Hospital de Cascais vai continuar em regime de PPP, mas pode ir a novo concurso público

A manutenção das PPP na Saúde é aceite pelo Governo do PS, mas contestada pelos partidos que apoiam o actual Executivo, como o PCP ou o Bloco de Esquerda. 
27 Janeiro 2017, 09h05

O hospital de Cascais deve continuar a ser gerido em regime de PPP – Parceria Público-Privada, de acordo com um despacho publicado ontem em Diário da República.

O documento explicita que o relatório intercalar do grupo de projeto relativo ao hospital de Cascais, a funcionar no âmbito da UTAP – Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos, conclui que estão “reunidas as condições para, no caso específico do Hospital de Cascais, se recomendar a adoção de um modelo de PPP”, devendo, contudo, ser garantido que “os encargos do Estado não são superiores àqueles que serviram de base aos cálculos efetuados e que sustentam a presente conclusão”.

E o despacho adverte que “não se verificam todos os requisitos necessários a uma decisão de renovação do contrato de gestão”, pelo que, se o Governo o entender, poderá ser aberto um novo concurso público para a gestão do Hospital de Cascais. Esta unidade é gerida pelo grupo norte-americano United Health, através da sua participada brasileira Amil, que garantiu este contrato depois de ter comprado os HPP – Hospitais Privados de Portugal à Caixa Geral de Depósitos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.