[weglot_switcher]

Hotel Diplomático em Lisboa foi comprado por uma sociedade de investimento imobiliário por 14,75 milhões (com áudio)

A Catalyst Capital irá ainda investir mais cerca de nove milhões de euros numa remodelação alargada do hotel, para o dotar de 95 quartos e tranformá-lo num ‘boutique’ hotel de quatro estrelas”, que será gerido pela Staycity, um gestor de ‘aparthotéis’, através da sua insígnia ‘premium’  Wilde Aparthotels.
13 Agosto 2021, 14h16

A Catalyst Capital, uma sociedade europeia de investimento e desenvolvimento imobiliário e gestora de fundos iniciou uma estratégia de investimento de cerca de 250 milhões de euros no sector hoteleiro com a aquisição do Hotel Diplomático, em Lisboa.

“A Catalyst adquiriu o antigo Hotel Diplomático Hotel,  na Rua Castilho, no centro da cidade, a uma empresa familiar, por 14,75 milhões de euros, para o Catalyst Core Plus European Property Fund (CCPEPF), um fundo de investimento imobiliário em ativos duradouros de 1,3 mil milhões de euros”, revela um comunicado da empresa imobiliária.

De acordo com essa nota, “a Catalyst irá investir cerca de nove milhões de euros numa remodelação alargada do hotel, para o dotar de 95 quartos e tranformá-lo num ‘boutique’ hotel de quatro estrelas” e “o hotel será gerido pela Staycity, um gestor de ‘aparthotéis’, através da sua insígnia ‘premium’  Wilde Aparthotels”.

“A empresa assinou um contrato de aluguer de 25 anos, com atualizações anuais de renda indexadas à taxa de inflação. A Catalyst espera iniciar a remodelação no próximo ano e completá-la em 2023”, adianta o referido comunicado.

O mesmo documento acrescenta que o novo programa de investimentos da Catalyst no sector hoteleiro se irá focar em ativos localizados em cidades europeias que sejam portas de entrada de turistas com fortes barreiras à entrada de novos operadores e oferta competitiva limitada, que possam ser transformadoos em unidades hoteleiras de quatro ou cinco estrelas.

Nesta operação, a Catalyst foi assessorada pela CBRE, que irá também fornecer serviços de ‘projet management’ durante as obras de remodelação.

O conselheiro legal na compra do Hotel Diplomático e nas operações em curso foi a RRP Advogados.

Kean Hird, ‘partner’ da Catalyst Capital e gestor do fundo CCPEPF, assinalou a este propósito que “acreditamos que existe uma oportunidade convincente para proporcionar uma série de hotéis turísticos nos centros das capitais europeias assim que a procura recuperar e os índices de desempenho melhorarem, com uma completa retoma da procura de hotéis esperada para toda a Europa em 2023″.

“A diversificação nos ativos dos fundos ao longo de diferentes sectores, classes de ativos e geografias foi-nos útil durante a Covid. As viagens globais foram temporariamente interrompidas pela pandemia e a Europa é o líder global do turismo internacional. As viagens motivadas pelo lazer a nível doméstico e as viagens internacionais estão a lançar os alicerces para a recuperação em toda a Europa, à medida que a preferência por experiências de lazer aumentem na fase pós-Covid”, defende este responsável.

O comunicado em questão, revela ainda que a Catalyst já assegurou futuros compromissos de investimento por parte de investidores institucionais internacionais interessados em capitalizar as oportunidades em crescendo no sector da hospitalidade, investindo em parceria com o CCPEPF, “que continua a visar activos geradores de fortes receitas em qualquer sector imobiliário, incluindo hotéis e infraestruturas”.

“O CCPEPF expande a estratégia de valor acrescentado que a Catalyst tem executado com êxito ao longo de mais de 20 anos”, sublinha o comunicado em apreço, acrescentando que, “geograficamente, a Catalyst continuará a focar-se em investimentos no norte da Europa e na Península Ibérica a partir dos seus escritórios de Londres, Paris, Frankfurt e Varsóvia”.

A Catalyst Capital foi criada em 1966 e garante já ter investido mais de sete mil milhões de euros em nove países europeus, tendo neste momento cerca de 1,5  mil milhões de ativos imobiliários sob gestão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.