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Hotelaria aplaude regras de ‘lay-off’ aprovadas pelo Governo

Mesmo assim, Raul Martins, presidente da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, defende que os reembolsos dos financiamentos das empresas do setor terão de ser alargados para cerca de três anos, uma medida que vai ser proposta ao Executivo.
  • AHP - Raul martins
31 Março 2020, 13h59

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal considera que as últimas regras de ‘lay-off’ aprovadas pelo Governo são “adequadas” ao setor.

“A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal está satisfeita com as medidas apresentadas pelo Governo, sobretudo com a aprovação do Decreto-Lei n.º 10-G/2020 que veio esclarecer as condições de acesso das empresas e os procedimentos que devem ser adotados quando aplicadas as medidas excecionais e temporárias de proteção dos postos de trabalho”, destaca um comunicado da associação dos empresários nacionais da hotelaria.

De acordo com esse documento, “a associação tem estado em permanente contacto com o Governo, com quem já reuniu por diversas vezes sobre esta e outras matérias, como também tem informado e esclarecido os seus associados, quer através de contacto telefónico e ‘email’, quer através da análise e resposta a perguntas frequentes no âmbito da divulgação de medidas extraordinárias e alterações legislativas”.

Para Raul Martins, presidente da AHP, “tanto as medidas agora anunciadas, como as alterações às medidas de ‘lay-off’ vêm ao encontro das propostas que têm vindo a ser apresentadas pela AHP, pelo que tranquilizam bastante os empresários do setor”.

“No entanto, apelámos para que os pagamentos e os reembolsos às empresas, que têm de avançar com os salários dos trabalhadores e depois esperar pelo reembolso da parte da SS [Segurança Social], fossem rápidos e, pela informação que dispomos, o Governo está a ter isso em consideração, sendo que os primeiros reembolsos estão previstos para 28 de abril. Todos sabemos que a situação é muito complicada para as empresas do setor, mas as respostas têm chegado e todas as nossas propostas têm sido atendidas”, congratula-se o líder da AHP.

Desta forma, Raul Martins considera que “as medidas, até agora anunciadas, são corretas e ponderadas e vão ao encontro do que é necessário para continuar a garantir os postos de trabalho e assegurar que teremos capacidade no futuro para retomar a nossa actividade, mantendo os nossos excelentes profissionais”.

“Todavia, não posso deixar de referir que  estamos preocupados quanto ao ritmo de retoma da atividade das viagens e turismo, que vai ser lenta e difícil. É, por isso, necessário alargar os prazos de reembolso das empresas quanto às linhas de apoio vigentes, permitindo-lhes vir a retomar a sua atividade em condições de honrar os seus compromissos. Assim, os reembolsos dos financiamentos terão de ser alargados para cerca de três anos, o que vamos propor ao Governo.”

A AHP acrescenta que, para dar resposta aos seus associados, criou uma linha específica de atendimento por ‘email’ ou telefone, bem como uma plataforma aberta a toda a comunidade hoteleira – covid-19.hoteis-portugal.pt – “onde se encontram os principais documentos e orientações divulgados pelas entidades oficiais e pela própria AHP, bem como respostas às perguntas mais frequentes colocadas pelos hoteleiros e que têm impacto na organização e na operação das empresas e das unidades hoteleiras”.

Os associados da AHP representam mais de 65% do número de quartos da hotelaria nacional.

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