Houve mais de 17 milhões de passageiros nos aeroportos portugueses no terceiro trimestre

O movimento de passageiros nos aeroportos portugueses ascendeu a 17,6 milhões, traduzindo um crescimento de 4,3%, face ao crescimento de 6,9% registado no segundo trimestre, revelou o Instituto Nacional de Estatística esta quarta-feira.

A movimentação de passageiros em transporte aéreo, ferroviário, fluvial cresceu no terceiro trimestre de 2018, sendo que foi no transportes aéreo que se registou o maior aumento de movimentação de passageiros. O movimento de passageiros nos aeroportos portugueses ascendeu a 17,6 milhões, traduzindo um crescimento de 4,3%, face ao crescimento de 6,9% registado no segundo trimestre, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira.

No transporte ferróviário, a movimentação de passageiros aumentou 3,7% em comboio e metropolitano. Já o transporte fluvial registou um crescimento de 3,3%, face ao 1% no trimestre anterior, na circulação de passageiros.

Nos portos marítimos nacionais, o número e a dimensão das embarcações entradas registaram reduções respetivamente de 2,5% e 0,4, a par da diminuição de 2,1% nas mercadorias movimentadas, tanto no embarque (-0,2%) como no desembarque (-3,3%).

O transporte ferroviário de mercadorias desacelerou para 2,5%, após um crescimento de 8,2% no segundo trimestre, e totalizou 2,7 milhões de toneladas. O transporte rodoviário de mercadorias em toneladas aumentou 0,5%, em comparação com a queda de 4,1% no trimestre precedente, evolução também verificada em termos de toneladas-quilómetros.

Relacionadas

easyJet quer passar os sete milhões de passageiros em Portugal

A easyJet espera fechar o próximo ano fiscal em Portugal com um crescimento de tráfego em linha com 9%. “Conseguimos este crescimento com o aumento da oferta, mas também com a melhoria da nossa taxa de ocupação, que se situou nos 96,9%, mais 1,3 pontos percentuais que no ano precedente”, destacou o diretor geral da easyJet em Portugal ao Jornal Económico.

Aviação reportou este ano 43 incidentes com drones, número disparou no verão

A aviação civil reportou, entre janeiro e setembro deste ano, 43 incidentes com ‘drones’, segundo a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), 27 dos quais no verão, o que representa mais de 60% das ocorrências naquele período.

Ryanair prevê transportar 11 milhões de passageiros com ligações aos aeroportos nacionais

Apesar da contestação, dos protestos e das greves consecutivas, o CEO da Ryanair, Michael O’Leary, reafirmou a sua aposta no mercado português, negando os rumores de que a companhia aérea poderia estar a ponderar o abandono das suas bases em Portugal.
Recomendadas

Liderança do Mecanismo Europeu de Estabilidade assegurada temporariamente por interino

A liderança do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) será assumida internamente pelo até agora diretor executivo adjunto, Christophe Frankel, até final do ano ou até ser possível encontrar um substituto que reúna aprovação dos ministros da zona euro.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

BdP aponta a crescimento de 6,7% e inflação de 7,8% este ano

As atualizações de outubro das projeções macro do banco central mostram revisões em alta em relação aos 6,3% de crescimento e 5,9% de inflação projetados em junho, com o consumo privado e o turismo a apoiarem a recuperação.
Comentários