A Howden, através da sua equipa de M&A com presença em Lisboa, assessorou o designado Project Crow, que consistiu na venda dos fundos de reestruturação geridos pela ECS e detidos pelos bancos à Davidson Kempner Partners (DK).
“Esta foi uma transação bastante longa, complexa nas suas múltiplas vertentes e com partes muito sofisticadas, e por tudo isso um projeto muito desafiante, mas ao mesmo tempo muito gratificante”, refere a sociedade especializada em fusões e aquisições.
“Participar num processo destes é também sinal da evolução e reconhecimento do projeto Howden e em particular da nossa área de M&A, sendo que ano passado assessorámos as maiores operações do mercado nos diversos setores. Apesar do contexto atual, encaramos 2023 com confiança e a certeza de que continuaremos a ajudar os nossos clientes oferecendo um serviço de excelência, principalmente em operações complexas e de grande volume”, refere ao Jornal Económico fonte da empresa.
A maior transação do ano em Portugal ficou fechada no fim do ano passado e envolveu a compra e venda de dois fundos de private equity e um grupo de sociedades, ou seja, a compra do maior portfolio imobiliário de sempre em Portugal.
A Howden diz que “implementou um método de ‘soft staple’. Isto é, o trabalho da Howden começou em 2021 no sell-side, com a análise dos documentos do concurso e a preparação do processo do ponto de vista dos seguros de M&A. Mais tarde, uma vez selecionado o bidder final, a Howden passou para o buy-side e assessorou na negociação da solução de risco transacional para a operação”, explica a empresa.
A equipa multi-jurisdicional da Howden M&A envolvida no tema contou com mais de 10 profissionais e foi coordenada por Enrique Pérez del Castillo, Diretor Ibérico, Sven Lehnig e Francisco Alvim, Diretores Associados da equipa e o último responsável de Portugal.
“A utilização deste tipo de soluções em Portugal continua aumentar, tanto em transações imobiliárias como operacionais. A equipa da Howden está muito ativa na assessoria a clientes em grandes operações, não só em matéria de W&I [warranty and indemnity], mas também para assegurar cobertura para riscos específicos identificados nos processos de due diligence, em áreas como licenciamento, título, ambiente, fiscal ou litígios”, conclui a empresa.
A Howden Broking Group é um grupo independente líder na corretagem de (re)seguros, consultoria de risco e consultoria de benefícios sociais e capital humano, com sede no Reino Unido. Opera na Europa, África, Ásia, Médio Oriente e América Latina. Emprega mais de 8.500 pessoas em todo o Mundo.
O fundo da Davidson Kempner fechou a compra do Projeto Crow a um conjunto de bancos nacionais (CGD, BCP, Novobanco, Santander e Oitante) naquele que foi o maior negócio imobiliário do ano passado em Portugal, que terá rondado os 850 milhões de euros, tal como avançou em primeira mão o Jornal Económico.