[weglot_switcher]

Huawei recorre à Justiça para impedir exclusão das redes 5G (com áudio)

Tecnológica chinesa está a avaliar todas as possibilidades para tentar impedir exclusão do 5G nacional. Opções incluem providência cautelar e uma ação judicial contra o Estado, de valor superior a mil milhões.
2 Junho 2023, 07h31

A Huawei está a avaliar todas as possibilidades para tentar impedir a exclusão das redes 5G nacionais, incluindo o recurso à Justiça, apurou o Jornal Económico. A tecnológica chinesa tem mantido contactos com escritórios de advogados para explorar possíveis caminhos, no domínio jurídico, que poderão incluir uma providência cautelar e uma ação judicial contra o Estado, com um pedido de indemnização que poderá superar a fasquia dos mil milhões de euros.

Tal como o Jornal Económico noticiou em primeira mão na edição da semana passada, o Conselho Nacional de Segurança do Ciberespaço aprovou uma deliberação no dia 23 de maio que exclui das redes 5G nacionais quaisquer empresas sediadas em países que não façam parte da União Europeia, da NATO ou da OCDE, o que foi amplamente considerado como uma proibição feita à medida para bloquear a empresa chinesa.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.