[weglot_switcher]

Hugo Boss e neerlandesa Metyis investem 15 milhões e abrem centro de tecnologia em Gondomar

A inauguração do campus digital que resulta de uma ‘joint-venture’ entre a multinacional do sector da moda e a consultora tecnológica aconteceu esta quinta-feira. Trabalhadores do escritório do Porto vão mudar-se nas próximas semanas, confirmou fonte oficial da empresa ao Jornal Económico.
1 Junho 2023, 16h00

A consultora tecnológica Metyis e a Hugo Boss inauguraram esta quinta-feira, em Gondomar, o campus digital que resulta de uma joint venture entre as duas empresas para a área do comércio eletrónico (e-commerce) e de um investimento de 15 milhões de euros.

Em causa está um hub composto por dois edifícios e especializado na digitalização da marca de moda alemã, que envolve análise de dados para crescimento das vendas online e, portanto, a contratação de profissionais qualificados. Prevê-se que a este campus estejam associados mil novos postos de trabalho, incluindo os 250 só para a operação da Hugo Boss.

O “Metyis Campus” começou a ser construído em meados de 2021, mas as obras sofreram um atraso de mais de um ano e o investimento associado aumentou 5 milhões de euros relativamente ao valor que estava previsto na data em que foi lançada a primeira pedra. O Jornal Económico (JE) sabe que apesar deste evento formal – que deveria ter contado com a presença de António Costa Silva se não houvesse Conselho de Ministros – os funcionários da Metyis ainda não foram transferidos do escritório no Porto e aguardam uma data para a mudança.

Questionada sobre o assunto, fonte oficial da empresa esclareceu ao JE que o calendário previsto para a construção “foi impactado pelos mesmos fatores externos que impactaram o resto do mundo nos últimos dois anos”, pelo que “a velocidade de execução e disponibilidade de materiais foram afetados por outros desafios inesperados”. Assim, os colaboradores da Invicta vão começar a trabalhar ali “durante as próximas semanas”.

“A nossa missão é sermos parceiros estratégicos para os nossos clientes, colaboradores e sociedade em geral. Os nossos campus, sejam em Portugal, Espanha, Índia ou México, são epicentros onde fornecemos soluções para os nossos clientes a nível regional e global, operamos centros de excelência em digital, data e tecnologia, e formamos os nossos colaboradores”, disse o CEO da Metyis. Yogen Singh considera que estas estruturas permitem à empresa – que está a completar uma década desde que foi fundada – “aprofundar uma colaboração mais sólida e expressiva” com os clientes e parceiros.

Para o CEO da Hugo Boss, este campus dedicado à digitalização da empresa “é um marco fundamental” na trajetória para uma “plataforma de moda premium, orientada para a tecnologia a nível mundial”. “Vamos desenvolver as nossas capacidades digitais e de análise de data, aumentando assim a competitividade e a eficiência das nossas atividades comerciais”, referiu o gestor suíço Daniel Grieder, que entre 2014 e 2020 esteve na liderança da Tommy Hilfiger.

“A chegada da Metyis a Gondomar Este projeto vai gerar cerca de mil postos de trabalho altamente qualificados, o que é absolutamente decisivo para reter os melhores talentos na nossa cidade. Neste contexto, é com grande entusiasmo que recebemos a HUGO BOSS como a primeira empresa de grande dimensão aqui instalada”, comenta Marco Martins,

O autarca de Gondomar aproveitou a ocasião para destacar o facto de a Hugo Boss ser a primeira empresa de grande dimensão a instalar-se nesta cidade nortenha, na sub-região da Área Metropolitana do Porto. “Representa um grande passo para a inovação. Estamos a trabalhar todos os dias para atrair este investimento de elevado valor para o nosso território”, garantiu Marco Martins, em declarações públicas, divulgadas poucas horas antes do evento de inauguração. Para o presidente da Câmara de Gondomar, esta aposta é decisiva para reter talentos qualificados no concelho.

A Metyis, oriunda dos Países Baixos e com sede na Suíça, é uma consultora internacional especializada no desenvolvimento de soluções de Big Data, comércio digital, marketing e design para sectores como moda, retalho alimentar, serviços financeiros e serviços públicos. A empresa emprega mais de duas centenas de pessoas no país, através de um modelo de trabalho híbrido nos escritórios do Porto, Lisboa e Faro.

Notícia atualizada a 02-06-2023

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.