[weglot_switcher]

Humoristas russos enganam ministra espanhola

Dois comediantes enganaram a ministra da Defesa de Espanha, depois de Madrid acusar publicamente a Rússia de intervir indevidamente no processo de independência da Catalunha.
22 Novembro 2017, 15h32

A ministra da Defesa de Espanha foi enganada por dois humoristas russos, que afirmavam ter informações confidenciais sobre Carles Puidgemont, ex-Presidente do Governo Regional da Catalunha. Na origem deste embuste esteve a alegada interferência russa no processo de independência da Catalunha, denunciada pelas autoridades espanholas.

A dupla, conhecida como Vovan e Lexus, entrou em contacto com a Maria Dolores Cospedal e fez-se passar por um representante do Ministério da Defesa da Letónia. Segundo a agência de notícias russa Sputnik, por chamada telefónica, um dos comediantes dizia ter na sua posse informações privilegiadas sobre a alegada interferência russa na questão catalã.

Cospedal não suspeitou de nada. Nem quando lhe foi dito que a maioria dos turistas russos na Catalunha eram espiões a trabalhar para Moscovo, sob o nome de código de Cipollino.

A argumentação da dupla foi tão convincente que a ministra da Defesa espanhola disse mesmo que iria passar a informação ao primeiro-ministro Mariano Rajoy, embora precisasse de mais provas do envolvimento do Governo de Putin. Dolores Cospedal propôs até um encontro com os dois humoristas que se fizeram passar por governantes.

O sucedido nem seria do conhecimento público, não fosse a dupla publicar a conversa no Youtube e nas redes sociais.

No Twitter, e em sua defesa, a ministra da Defesa de Espanha disse que na altura achou a conversa “muito estranha” e, por isso, “não deu seguimento ao assunto”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.