[weglot_switcher]

IA com investimento superior a 500 milhões em Portugal até 2025

O investimento em Business Analytics e em Inteligência Artificial deverá superar os 500 milhões de euros em Portugal já em 2025.
18 Maio 2023, 16h50

O investimento em Business Analytics e em Inteligência Artificial deverá superar os 500 milhões de euros em Portugal já em 2025, a um ritmo de crescimento anual médio de 18%, de acordo uma estimativa da International Data Corporation.

No ano passado, este investimento em soluções ultrapassou os 300 milhões de euros em território português. Globalmente, no mesmo ano, as empresas terão investido 118 mil milhões de dólares em soluções de IA, em 2022, de acordo com IDC FutureScape: Worldwide Artificial Intelligence and Automation 2023 Predictions, que analisa as tendências em software, hardware e serviços de IA nas diversas indústrias.

Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, entende que “a convergência das soluções de Business Analytics e Inteligência Artificial é o catalisador que impulsiona a transformação dos negócios, permitindo que as organizações tomem decisões estratégicas baseadas em insights precisos”.

“Essa poderosa combinação de tecnologias abre as portas para a inovação, eficiência operacional e vantagem competitiva, capacitando empresas a desbravar novos horizontes num mundo cada vez mais orientado para os dados. Nos próximos anos, as previsões da IDC apontam para um crescimento relevante neste segmento, não só em Portugal como também a nível mundial”, explica o mesmo responsável, citado num comunicado enviado pela IDC à comunicação social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.