A Ibersol SGPS informou no site da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que recebeu uma oferta vinculativa para a aquisição dos seus restaurantes Burger King. Mas, “após uma análise preliminar da oferta vinculativa, o Conselho de Administração da Ibersol SGPS decidiu comunicar à Restaurant Brands Iberia (RBI) a sua discordância com relação aos referidos ajustamentos, dando oportunidade à RBI de rever os termos e condições da Oferta Vinculativa até ao próximo dia 10 de junho”.
No comunicado é dito que “na sequência do comunicado de 10 de março de 2022, a Ibersol SGPS informa que recebeu a 3 de junho de 2022 uma oferta vinculativa da Restaurant Brands Iberia (RBI) para a aquisição dos restaurantes da insígnia Burger King em Portugal e Espanha, por via da compra das sociedades Iber King – Restauração e Lurca”.
“Ainda que a oferta vinculativa continue a partir do Enterprise Value [inclui dívida] indicado em 10 de março de 250 milhões de euros, numa base cash and debt-free, a RBI apresentou na oferta vinculativa um conjunto de ajustamentos respeitantes à evolução futura do EBITDA e/ou geração de cash flows que entende conduzir a um Enterprise Value de 212 milhões de euros, acrescido de 7,3 milhões relativos a créditos fiscais e 3 milhões de euros do investimento em dois restaurantes adicionais abertos em 2022″, refere a Ibersol.
Na oferta vinculativa “prevê-se ainda uma proposta de aquisição pela RBI, por 8 milhões de euros, de cinco ativos imobiliários não incluídos anteriormente no perímetro da potencial transação”.
Ora, fazendo as contas, a oferta dos espanhóis soma 230,3 milhões de euros, abaixo dos 250 milhões apresentados inicialmente.
A Ibersol rejeitou a oferta da RBI pela Burger King dizendo que a pontencial compradora pode rever oferta até 10 de junho. Isto é, a Restaurant Brands Iberia tem cinco dias para rever os termos da oferta.
Recorde-se que a Ibersol e a Restaurant Brands Iberia (RBI), “masterfranchiser” da Burger King em Portugal e Espanha, tinham prolongado até 31 de maio o período de negociações exclusivas para a venda à RBI dos 119 restaurantes da marca que a empresa portuguesa detém em território nacional
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