[weglot_switcher]

IBM EX.I.T.E. promove em Viseu campus de ciência e tecnologia para raparigas

“Hoje Explorar, Amanhã Conquistar!” é o mote desta edição do EX.I.T.E. Camp 2017, um programa desenvolvido pela IBM desde 1999 em todo o mundo com o objetivo de motivar jovens raparigas para a Ciência, a Matemática e a Engenharia.
4 Julho 2017, 07h30

A IBM Portugal, a Câmara Municipal de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) estão a organizar, até ao dia 7 de julho, sexta-feira, a 13ª edição do EX.I.T.E. (EXplorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia) onde irão participar 33 jovens raparigas com idades entre os 10 e os 13 anos.

Durante os cinco dias do EX.I.T.E. Camp, as participantes vão formar equipas de projeto que, numa base de interatividade e partilha de conhecimento, desenvolvem atividades como “Lego Robotics” (construção e programação de um robot em lego); “O Palácio do meu Cão” (construção de uma simples casa em papel, ajudando-as na compreensão dos princípios de gestão de projeto); “Scratch” (criação de um jogo interativo com recurso a linguagem de programação para crianças e jovens, através da criação de sequências de comandos simples que correspondem a blocos de várias categorias, encaixados e encadeados de forma a produzirem as ações desejadas); “Jornal do Dia” (atividade constante cujo objetivo é demonstrar que uma ação é tão mais bem conseguida quanto melhor for a comunicação que dela se faz).

A IBM Corporation organiza o programa EX.I.T.E. desde 1999, nos Estados Unidos, Canadá, América Latina, Europa, África e Ásia. O EX.I.T.E. resulta de um esforço da Companhia para promover a inclusão social, dada a interação entre jovens de origens, hábitos e vivências distintas, e prevenir a infoexclusão – através do contacto com as novas tecnologias -, e tem como objetivo, a médio prazo, contribuir para um cenário mais equilibrado entre o número de homens e de mulheres que escolhem cursos ligados às engenharias e às tecnologias, independentemente do seu contexto social ou económico.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.