PremiumIdade da reforma deverá voltar a subir, depois do impacto da covid-19

A pandemia provocou um recuo inédito da idade da reforma em Portugal, mas esta deverá voltar a crescer, nos próximos anos, à medida que se atenuam os efeitos da covid na esperança de vida.

Quem quiser passar à reforma este ano vai poder fazê-lo mais cedo (e sem cortes) do que teria sido possível até aqui, uma vez que a idade de acesso à pensão caiu, de forma inédita, em resultado do disparo da mortalidade causado pela pandemia. Sem uma nova crise sanitária ou outro fenómeno que leve a uma redução considerável da esperança média de vida, os especialistas antecipam, contudo, que a idade da reforma deverá retomar, a partir de 2025, a tendência que registava, ano após ano, antes da covid-19, isto é, deverá voltar a subir.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Moody’s mantém outlook estável para banca nacional apesar do abrandamento económico

A Moody’s mantém uma perspetiva otimista para o sistema bancário português apesar de prever um abrandamento da economia do país este ano em comparação com o crescimento de 6,7% em 2022.

Ucrânia: Derrota em Bakhmut pode levar a “compromissos inaceitáveis”

Há sete meses que a ofensiva russa se concentra em Bakhmut e o chefe de Estado ucraniano admitiu na terça-feira que a queda da cidade no leste da Ucrânia seria uma pesada derrota política.
TAP

TAP paga 18 mil euros por mês à ex-CEO para não exercer funções na concorrência

O contrato de trabalho da TAP assinado com Christine Ourmières-Widener determina que a companhia aérea poderá pagar metade do salário mensal para que a gestora não trabalhe, durante quatro meses, em 15 empresas concorrentes da TAP.
Comentários