IGCP anuncia leilão de Obrigações do Tesouro

O leilão de Obrigações do Tesouro com maturidade em abril de 2021 realiza-se na próxima quarta-feira e conclui o programa de emissão de OT’s para 2016.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) agendou um leilão de Obrigações do Tesouro (OT) com maturidade em Abril de 2021 para a próxima quarta-feira, concluindo o programa de colocações de ‘bonds’ deste ano, um anúncio feito numa altura em que a ‘yield’ da dívida ‘benchmark’ (10 anos) no mercado secundário está em máximos de Junho de 2016.

O IGCP adiantou que, “após este leilão o programa de emissões de Obrigações do Tesouro em 2016 ficará concluído”.

Na última emissão com caracteristicas semelhantes, efetuada no dia 26 de outubro, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública colocou 1.000 milhões de euros em Obrigações do Tesouro com uma taxa média ponderada de 1,751%.

Antes disso, a 31 de agosto, o IGCP tinha colocado 450 milhões de euros a uma taxa de juro de 1,87%.

A ‘yield’ das OT portuguesas a 10 anos dispara 3,5 pontos base para 3,852%, em contraste com as quedas ligeiras das equivalentes de Espanha e de Itália.

Recomendadas

Há sete anos que o desemprego jovem é mais do dobro da taxa global, alerta estudo

Desde 2015 que o desemprego jovem é mais de 2,5 vezes superior ao desemprego total. Livro Branco recomenda nomeadamente reestruturação do sistema produtivo e melhoria da articulação entre o ensino e o mercado laboral.

Fitch revê em alta crescimento da zona euro para 0,2% em 2023, piora PIB mundial

A Fitch reviu “ligeiramente o crescimento da zona euro para 0,2%” em 2023, face a uma contração de 0,1% anteriormente, mas alterou para pior as estimativas a nível mundial, com o PIB a crescer 1,4%.

Crise/Energia: Preço médio semanal da ERSE sobe 0,9% para gasóleo e 1,0% para gasolina

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumenta, esta semana, 0,9% para o gasóleo e 1,0% para a gasolina, segundo um relatório hoje divulgado pela entidade.
Comentários