IHS Markit: crescimento económico da zona euro recua em novembro

O Índice de Gestores de Compras caiu de 53,1 pontos, em outubro, para 52,7 pontos, em novembro.

O crescimento económico na zona do euro registou o ritmo mais fraco em novembro, com a indústria a dar sinais de expansão para a indústria de serviços e a liderar a desaceleração, de acordo com os dados da IHS Markit para a zona euro, divulgados esta quarta-feira.

O Índice de Gestores de Compras (PMI) da IHS Markit, considerado um bom guia para a saúde económica, caiu de 53,1 pontos, em outubro, para 52,7 pontos, em novembro. Este é o menor nível desde setembro de 2016, embora tenha superado a estimativa preliminar de 52,4 pontos e supere a marca dos 50 pontos, que separa o crescimento da recessão.

“O PMI final da zona do euro para novembro ficou acima da expectativa, mas aponta ainda para um crescimento do PIB modesto, de aproximadamente 0,3% no quarto trimestre, sugerindo que a zona euro continua presa a um problema”, salientou o economista-chefe de negócios da IHS Markit, Chris Williamson.

O PMI de Serviços, por sua vez, caiu para níveis de 25 meses de 53,7 pontos para 53,4 pontos, graças ao crescimento mais lento de novos negócios.

Recomendadas

EUA incluem Irão, grupo Wagner e talibãs na lista negra de liberdade religiosa

O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje a sua ‘lista negra’ de países e organizações que atentam contra a liberdade religiosa, nela incluindo Cuba, China, Irão, Rússia, o grupo Wagner e os talibãs, entre outros.

Crise/Energia: Desconto no ISP reduz-se em dezembro com queda dos preços dos combustíveis

O Ministério das Finanças anunciou hoje que em dezembro há uma redução do desconto do ISP em 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e em 2,4 cêntimos por litro de gasolina, tendo em conta a queda dos preços.

PremiumEmpresários pedem “velocidade” nos dossiers da economia e turismo

Confederações de empresários da indústria e de turismo agradecem aos secretários de Estado demissionários e esperam que os novos continuem o trabalho já realizado, concretizando planos anunciados.
Comentários