[weglot_switcher]

IHS Markit: crescimento económico da zona euro volta a acelerar

O Índice de Gestores de Compras (PMI) dos países da zona euro fixou-se em 56,7 pontos em setembro.
4 Outubro 2017, 10h48

O crescimento económico da zona euro acelerou no final do terceiro trimestre deste ano. O Índice de Gestores de Compras (PMI) fixou-se em 56,7 pontos em setembro, o que significa um aumento face aos 55,7 registados em agosto, segundo os dados mais recentes e finais da IHS Markit, divulgados esta quarta-feira de manhã.

Os resultados derivam de uma subida nos novos trabalhos criados, a maior em quase seis anos e meio. O índice teve uma expansão ao longo dos últimos 51 meses, no entanto, a sua média em relação ao terceiro trimestre como um todo (56,0) foi ligeiramente mais baixa do que no trimestre anterior (56,6).

O relatório do organismo de informação económica e financeira refere ainda que, no mês passado, a atividade económica na França subiu à proporção mais alta em mais de seis anos, desde o mês de maio de 2011. Em causa está o crescimento das novas encomendas distribuído quer pelo setor da indústria, quer pelo dos serviços, com relativa igualdade. Já o crescimento italiano foi o mais fraco desde março, mas ainda assim considerado sólido em geral.

Na Alemanha, o índice final de PMI nos serviços ficou em 55,6 em setembro, uma ligeira subida comparativamente ao mês de agosto (53,5). O valor representa um máximo de seis meses. O crescimento da atividade comercial no setor de serviços alemão acelerou, “salientando um final positivo para o terceiro trimestre para a maior economia da zona euro”.

O ritmo de criação de emprego entre as empresas de serviços na Alemanha também aumentou em parte devido à recuperação da confiança das empresas no que diz respeito às perspetivas para o próximo ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.