PremiumIlham Tohti: Uma cadeira vazia na luta pela defesa dos direitos das minorias na China

O ativista e professor de Economia é o mais recente homenageado com o Prémio Sakharov. Símbolo da luta da minoria uigure contra a repressão do regime de Pequim, Ilham Tohti não pôde receber em mãos esta distinção de excelência na defesa dos direitos humanos, pois encontra-se detido na China. Mas a sua luta obteve eco internacional e a União Europeia juntou-se à causa.

Exercer a liberdade de expressão nem sempre significa ser livre. Pela terceira vez em menos de cinco anos, o Prémio Sakharov 2019 não foi entregue em mãos ao contemplado pelo Parlamento Europeu. O economista e ativista dos direitos humanos Ilham Tohti foi condenado a prisão perpétua na China pela sua luta incansável em defesa dos direitos da minoria uigure. Reconhecido no Ocidente como uma “voz de moderação e de reconciliação”, Tohti é visto na China como “um extremista violento” com “uma doença que precisa ser tratada”.

Os atropelos constantes aos direitos da minoria uigure mobilizaram Ilham Tohti a promover o diálogo e a compreensão entre uigures e chineses ao longo de mais de duas décadas. Através da plataforma online Uyghur Online, que lançou em 2006, criticou abertamente e sem medos o regime chinês por excluir do desenvolvimento a população uigure chinesa, que vive sobretudo na província de Xinjiang, no nordeste do país. Ao mesmo tempo, Ilham Tohti procurou sensibilizar o governo de Xi Jinping para os direitos da comunidade uigure na China, sobretudo nas condições de trabalho e na educação.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumMemórias pessoais e transmissíveis

Mas os diários da minha tia Gália eram de um tipo muito específico: à medida que os lia, a sua textura peculiar — que se assemelhava sobretudo a uma rede de pesca de malha grande — tornava‑se cada vez mais enigmática e interessante.

PremiumGeorge Clooney e o Speedmaster ’57

Coincidindo com o 65º aniversário da linha Speedmaster, a coleção completa Omega Speedmaster ’57 inclui agora oito novos modelos.

PremiumBiografia de Lula Inácio da Silva

Para lá das emoções que provoca, positivas ou negativas, Lula da Silva está entre as maiores figuras políticas da história do Brasil. Oriundo da classe operária, opositor ativo e convicto de uma ditadura militar que sufocou a sociedade e a economia brasileiras entre 1964 e 1985, a sua história e as suas lutas confundem-se com as de um povo que, por duas vezes, o elegeu presidente da nação.
Comentários