[weglot_switcher]

Imobiliário: desde 2012 que não se vendiam casas tão depressa

O tempo médio de espera para vender um imóvel desceu no ano passado e já não chega aos 10 meses, segundo o Imovirtual Market Index.
30 Janeiro 2017, 13h45

Em novembro do ano passado, o tempo médio de venda de imóveis foi apenas 6,7 meses, de acordo com o Imovirtual Market Index (IMI). Este é o valor mais baixo desde a criação do índice que mede a expetativa dos agentes imobiliários em Portugal, o que aconteceu em julho de 2012. Segundo o relatório, o último trimestre de 2016 foi pautado por um “otimismo renovado”, intercalado com um “tom de arrefecimento”.

“A depressão registada em novembro (IMI de 0.426) parece ser já uma tendência deste mês, uma vez que reflete valores semelhantes ao período homólogo”, refere o comunicado sobre o Imovirtual Market Index. “De salientar que o mês de novembro registou o tempo médio de venda de imóveis mais baixo desde o início da série (julho de 2012), com 6,7 meses”.

Na média anual, o tempo de venda foi 8,2 meses em 2016, menor do que os 10,7 meses na média do ano anterior. Tanto o terceiro como o quarto trimestres do ano registaram valores abaixo da média. No que diz respeito ao arrendamento, o tempo entre outubro e dezembro de 2016 foi 2,4 meses, enquanto a média do ano foi de 3,1 meses.

Os agentes imobiliários parecem otimistas em relação ao setor, com 60% a anteciparem um desenvolvimento positivo a curto prazo. Em média, 55% dos inquiridos classificou a atividade como tendo um comportamento estável, enquanto 48% das empresas de mediação imobiliária mencionaram a manutenção do novo produto em carteira e 54% afirmou que registou uma manutenção do número de visitas efetuadas.

Apesar disso, os agentes imobiliários assinalaram como principais obstáculos à atividade a instabilidade no mercado de trabalho, desadequação do produto imobiliário existente face à procura e ainda diminuição do poder de compra. Mais de metade das empresas de mediação imobiliária (54%) considerou que o preço dos imóveis aumentou no ano passado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.