‘Imposto Google’ podia render até 60 milhões de euros a Portugal

A previsão do montante baseia-se no estudo de impacto da Comissão Europeia e o peso da economia portuguesa no conjunto da União Europeia.

O imposto sobre as grandes tecnológicas poderia gerar uma receita fiscal a Portugal entre 15 milhões de euros e 60 milhões de euros, de acordo com as estimativas dos fiscalistas contactados pelo “Jornal de Negócios”.

Na edição desta sexta-feira, o diário de economia refere que este montante se baseia no estudo de impacto da Comissão Europeia e o peso da economia portuguesa no conjunto da União Europeia.

“Capacidade técnica e meios temos. Não sei se é tão importante para nós e se há a necessidade disso. É uma opção política”, refere ao jornal Ana Paula Dourado. A especialista em direito fiscal europeu considera que “os Estados-membros estão a querer fazer isto unilateralmente porque precisam de receitas e estão ligados a pressões populistas”

A criação de uma taxa destinada às GAFA (Google, Apple, Amazon ou Facebook) voltou a estar na agenda mediática depois de o governo francês anunciar que irá taxar em 3% as receitas provenientes da venda de dados, serviços e publicidade destas gigantes.

Recomendadas

EUA incluem Irão, grupo Wagner e talibãs na lista negra de liberdade religiosa

O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje a sua ‘lista negra’ de países e organizações que atentam contra a liberdade religiosa, nela incluindo Cuba, China, Irão, Rússia, o grupo Wagner e os talibãs, entre outros.

Crise/Energia: Desconto no ISP reduz-se em dezembro com queda dos preços dos combustíveis

O Ministério das Finanças anunciou hoje que em dezembro há uma redução do desconto do ISP em 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e em 2,4 cêntimos por litro de gasolina, tendo em conta a queda dos preços.

PremiumEmpresários pedem “velocidade” nos dossiers da economia e turismo

Confederações de empresários da indústria e de turismo agradecem aos secretários de Estado demissionários e esperam que os novos continuem o trabalho já realizado, concretizando planos anunciados.
Comentários