O imposto sobre bebidas açucaradas, que se tornou mais conhecido como a “taxa coca-cola”, fez com que estes produtos tivessem registado uma quebra nas vendas de 38% entre 2017 e 2022, avança esta quarta-feira o “Jornal de Notícias”.
No dia em que faz seis anos que este imposto se tornou efetivo, soube-se que a taxa sobre estas bebidas rendeu cerca de 367 milhões de euros ao Estado, sendo que a receita reverte anualmente para o Serviço Nacional de Saúde.
O primeiro ano de aplicação deste imposto resultou numa receita de 71,4 milhões de euros, sendo que em 2018 registou-se o montante mais elevado de sempre: 74 milhões de euros. A receita viria a baixar nos anos seguintes tendo em conta a introdução de novos escalões de taxação.
O objetivo da introdução desta taxa passou pelo incentivo à redução do consumo destes refrigerantes e outras bebidas com açúcar, algo que, a médio e longo prazo, pode atenuar o excesso de peso e a obesidade assim como todas as doenças que estão associadas a essa condição.