[weglot_switcher]

Inapa finaliza compra da Papyrus e torna-se no “principal distribuidor de papel na Europa Ociendal”

A Inapa explica que com a aquisição da Papyrus Deutschland vai aumentar “o volume de faturação do Grupo em mais de 50%, tornando-o assim no principal distribuidor de papel da Europa Ocidental”.
11 Julho 2019, 17h42

A Inapa comunicou esta quinta-feira à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) a aquisição da empresa alemã Papyrus. Os valores do negócio não foram detalhados.

“A Inapa e a OptiGroup AB concluíram hoje a aquisição pela Inapa da Papyris Deutschland Gmbh & Co KG, empresa dedicada à distribuição de papel para os semgneots gráfico e de escritório na Alemana”, lê-se na nota.

Chega assim ao fim um processo que demorou cerca de dez meses, quando a Inapa anunciou, em outubro de 2018, ter assinado um acordo de aquisição de ações com sueca OptiGroup AB para comprar a empresa alemã Papyrus Deutschland.

Mas a Autoridade da Concorrência alemã tinha de aprovar a aquisição da Papyrus Deutschland pela Inapa, algo que a empresa liderada por Diogo Rezende previa que ocorresse até dezembro de 2018, o que só aconteceu na semana passada.

A empresa portuguesa, liderada por Diogo Rezende, explica que “esta operação reforçará a posição da Inapa no mercado, aumentando o volume de faturação do Grupo em mais de 50%, tornando-o assim no principal distribuidor de papel da Europa Ocidental”.

Com esta operação, Inapa vai combinar os negócios da Papyrus com as da sua subsidiária alemã, Paper Union. Em conjunto, estas duas últimas empresas faturaram quase 950 milhões de euros no ano passado.

Esta operação é aprovada depois de a Inapa ter anunciado, em abril, que tinha passado de 200 mil euros de lucros em 2017 para prejuízos de 3,6 milhões de euros em 2018, e após novos órgãos sociais terem sido aprovados em maio. Por proposta da Parpública (sociedade gestora  das empresas públicas do Estado) e do BCP, Diogo Rezende foi reconduzido como presidente do conselho de administração.

https://jornaleconomico.pt/noticias/compra-da-papyrus-deutschland-pela-inapa-aprovada-pela-autoridade-da-concorrencia-alema-463383

(atualizada às 17h48)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.