[weglot_switcher]

Incitação ao ódio racial: ‘Pai’ Le Pen vai ser julgado em França

Depois de ter feito um comentário considerado racista ao cantor francês de origem judaica, Patrick Bruel, Jean-Marie Le Pen, ex-dirigente da Frente Nacional francesa irá a julgamento por incitação ao ódio racista.
18 Julho 2017, 16h01

Jean- Marie Le Pen, o presidente de honra do partido francês de extrema- direta Frente Nacional (FN), vai sentar-se no banco dos réus depois ter feito um comentário sobre o cantor francês de origem judaica, Patrick Bruel, considerado racista.

“Ouça, faremos uma fornada da próxima vez”, disse o político ao citar o nome de Patrick Bruel.

O comentário foi feito, em 2014, quando Le Pen criticou um vídeo divulgado na página da Frente Nacional na Internet, onde vários artistas  se opunham contra as ideias defendidas pelo partido de extrema-direita.

As palavras foram interpretadas como uma alusão aos fornos dos campos de extermínio nazis e que lhe valeu a reprovação da sua filha e atual líder da FN, Marine Le Pen.

Jean- Marie Le Pen, de 89 anos, foi acusado em fevereiro e deverá comparecer diante do Tribunal Correcional de Paris com Jean-François Jalkh, vice-presidente da FN.

Le Pen afirma que a sua referência ao “forno”, não tinha “obviamente nenhuma conotação antissemita, exceto para os inimigos políticos ou imbecis”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.