[weglot_switcher]

Índia considera comprar petróleo e commodities russos com desconto face ao aumento dos custos energéticos

A Índia importa 80% das suas necessidades de petróleo e geralmente compra cerca de 2% a 3% à Rússia. Mas com os custos energéticos a aumentar, deve aceitar a oferta da Rússia para comprar as suas reservas mais baratas. Não se sabem as quantidades nem o desconto. Nova Deli também está à procura de fertilizantes e Moscovo pode ser possível solução.
  • 9 – Índia (657,7 toneladas)
14 Março 2022, 14h09

A Índia está a considerar aceitar uma oferta russa para comprar petróleo bruto e outras matérias primas a preços mais baixos com pagamento feito através de uma transação de rupia-rublo, avançaram duas fontes anónimas do governo indiano à “Reuters”, esta segunda-feira.

A Índia importa 80% das suas necessidades de petróleo e geralmente compra cerca de 2% a 3% à Rússia. Mas, até agora, os preços do petróleo subiram 40% este ano, pelo que o governo está a ponderar aumentar essa fatia se puder ajudar a reduzir os custos energéticos.

“A Rússia está a oferecer petróleo e outras commodities com um grande desconto. Ficaremos felizes em aceitar isso. Temos alguns problemas como o navio petroleiro, cobertura de seguro e misturas de petróleo a ser resolvidos. Assim que o tivermos, aceitaremos a oferta”, disse um dos funcionários do governo indiano.

Não adiantaram quanto petróleo estava em causa ou qual o desconto. As autoridades estão a trabalhar num mecanismo de comércio de rúpias a ser usado para pagar por petróleo e outros bens, disse o funcionário.

As sanções não são impedimento, garantiram. E Moscovo tem andado a contorná-las para fazer negócios com os seus parceiros de longa data. A título de exemplo, a Surgutneftegaz da Rússia (SNGS.MM) permitiu que compradores chineses recebessem petróleo sem dar garantias de pagamento de cartas de crédito, disseram fontes à “Reuters”.

A Índia tem laços de defesa de longa data com a Rússia e se absteve de uma votação na ONU condenando a invasão, embora Nova Deli tenha pedido o fim da violência.

O governo indiano, que pode ver sua conta de importação aumentar cerca de 45,7 mil milhões de euros no ano fiscal que começa em abril, também está à procura de matérias-primas mais baratas para fertilizantes uma vez que o custo do seu programa de subsídios disparou.

O governo espera que a conta de subsídio de fertilizantes aumente em pelo menos 200 mil milhões a 300 mil milhões de rúpias — isto é, entre 2,4 e 3,58 mil milhões de euros — no próximo ano financeiro, a partir da estimativa atual de 1,05 bilião de rúpias (mais de 12 mil milhões de euros), disseram os dois funcionários.

“Se conseguirmos fertilizantes mais baratos da Rússia, aceitaremos. Ajudaria a aliviar algumas preocupações fiscais”, disse um deles.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.