Índia lança 104 satélites num único dia e bate recorde mundial

Anteriormente, o recorde de satélites colocados em órbita pertencia à Rússia que lançou 39 satélites numa só missão, em junho de 2014.

Stringer/REUTERS

A Índia bateu esta quarta-feira mais um recorde mundial, com a colocação de 104 satélites em órbita, através de um único foguetão. A conquista foi anunciada pela Organização de Investigação Espacial Indiana (ISRO), que procura consolidar a sua posição na corrida espacial com o lançamento de satélites de baixo custo.

O foguetão descolou às 09:28 (03:58 em Lisboa) da plataforma de Sriharikota, no sudeste do país. Dos 104 satélites que seguiam a bordo do veículo espacial, dois pertencem à Índia e os restantes a empresas públicas ou privadas, sobretudo aos Estados Unidos (que detém 96), Israel, Cazaquistão, Holanda, Suíça e Emirados Árabes Unidos.

Segundo a ISRO, os satélites agora lançados destinam-se a mapear o planeta e controlar a pesca ilegal e a pirataria. O programa espacial indiano conta com 16.000 cientistas e um orçamento de 1.000 milhões de dólares. Este é também um dos programas espaciais mais ativos do mundo, conhecido pela sua eficácia e bom preço.

Anteriormente, o recorde de satélites colocados em órbita pertencia à Rússia que lançou 39 satélites numa só missão, em junho de 2014.

De acordo com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, “esta façanha representa outro momento de orgulho para a nossa comunidade científica espacial e da nação”. Em setembro de 2014, a Índia conseguiu com sucesso colocar uma sonda na órbita de Marte, quando apenas os Estados Unidos, a Rússia e a Agência Espacial Europeia o tinham conseguido. O país espera agora conseguir enviar astronautas para o espaço nos próximos anos.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Putin e a perigosíssima cartada nuclear. Veja “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

A cartada nuclear do presidente da Rússia parece ter colocado o conflito a leste num outro patamar. Em Israel, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, vê testada pela enésima vez a sua capacidade resiliência. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.

Britânicos têm mais confiança na União Europeia que em Westminster

Segundo uma sondagem, os britânicos sentem que o bloco dos 27 é mais estável que aquilo que emana do seu próprio Parlamento. A mesma sondagem indica que a confiança na comunicação social dificilmente podia ser pior.
Comentários