[weglot_switcher]

Índia lança 104 satélites num único dia e bate recorde mundial

Anteriormente, o recorde de satélites colocados em órbita pertencia à Rússia que lançou 39 satélites numa só missão, em junho de 2014.
  • Stringer/REUTERS
15 Fevereiro 2017, 10h29

A Índia bateu esta quarta-feira mais um recorde mundial, com a colocação de 104 satélites em órbita, através de um único foguetão. A conquista foi anunciada pela Organização de Investigação Espacial Indiana (ISRO), que procura consolidar a sua posição na corrida espacial com o lançamento de satélites de baixo custo.

O foguetão descolou às 09:28 (03:58 em Lisboa) da plataforma de Sriharikota, no sudeste do país. Dos 104 satélites que seguiam a bordo do veículo espacial, dois pertencem à Índia e os restantes a empresas públicas ou privadas, sobretudo aos Estados Unidos (que detém 96), Israel, Cazaquistão, Holanda, Suíça e Emirados Árabes Unidos.

Segundo a ISRO, os satélites agora lançados destinam-se a mapear o planeta e controlar a pesca ilegal e a pirataria. O programa espacial indiano conta com 16.000 cientistas e um orçamento de 1.000 milhões de dólares. Este é também um dos programas espaciais mais ativos do mundo, conhecido pela sua eficácia e bom preço.

Anteriormente, o recorde de satélites colocados em órbita pertencia à Rússia que lançou 39 satélites numa só missão, em junho de 2014.

De acordo com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, “esta façanha representa outro momento de orgulho para a nossa comunidade científica espacial e da nação”. Em setembro de 2014, a Índia conseguiu com sucesso colocar uma sonda na órbita de Marte, quando apenas os Estados Unidos, a Rússia e a Agência Espacial Europeia o tinham conseguido. O país espera agora conseguir enviar astronautas para o espaço nos próximos anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.