[weglot_switcher]

Índia proíbe plástico descartável para combater poluição

O país usa cerca de 14 milhões de toneladas de plástico anualmente, e carece de um sistema organizado para a gestão de resíduos plásticos.
2 Julho 2022, 12h21

A Índia proibiu na sexta-feira a utilização de plásticos descartáveis ​​para combater o agravamento da poluição num país cujas ruas estão repletas de lixo, avança a “Reuters”.

A proibição inclui talheres, palhinhas, e palitos de plástico para balões, doces e sorvetes e maços de cigarros, entre outros produtos, disse o governo do primeiro-ministro Narendra Modi em comunicado.

As empresas de alimentos, bebidas e bens de consumo tinham pedido para adiar a restrição para evitar interrupções. Também os fabricantes de plástico reclamaram da proibição que, segundo eles, não lhes deu tempo suficiente para se prepararem.

O governo por enquanto não visou os sacos de plástico, mas pediu aos fabricantes e importadores que aumentassem a espessura para promover a reutilização.

O lixo desta natureza é um dos fatores críticos de poluição na Índia, o segundo país mais populoso do mundo com um rápido crescimento económico que alimentou a procura por produtos plásticos de uso único, como talheres e copos.

O problema é ainda pior porque a Índia, que usa cerca de 14 milhões de toneladas de plástico anualmente, carece de um sistema organizado para a gestão de resíduos plásticos, levando a um lixo generalizado.

De acordo com as Nações Unidas, os resíduos plásticos estão em proporções epidémicas nos oceanos do mundo, com cerca de cem milhões de toneladas no ambiente. Os cientistas encontraram grandes quantidades de microplástico nos intestinos de mamíferos oceânicos, mesmo naqueles que vivem nas profundezas, como as baleias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.