Índia superou Reino Unido em 2022 e entrou no ‘top5’ das maiores economias mundiais

Contudo, os analistas consideram que o crescimento da economia da Índia está dependente do sucesso na implementação de reformas estruturais contínuas. A Índia tem a perspetiva de ultrapassar o Japão e a Alemanha, e provavelmente, a China.

India

A Índia passou a ser, em 2022, a quinta maior economia mundial, ultrapassando o Reino Unido, de acordo com os últimos números do Fundo Monetário Internacional citados pelo site de economia “El Economista”, numa lista liderada pelos Estados Unidos da América. Para 2030, a perspetiva é que a China chegue ao topo da tabela.

No ranking atual, e logo depois do EUA, seguem-se a China, Japão e Alemanha como as maiores economias do mundo.

A ultrapassagem da Índia ao Reino Unido deveu-se a fatores como o Brexit e a possibilidade de uma recessão em terras britânicas, explica o “El Economista”.

A mesma publicação avança que a breve trecho a Índia tem a perspetiva de ultrapassar o Japão e a Alemanha, e provavelmente, a China. A favor da Índia está o crescimento populacional existente no país.

A projeção para 2030 coloca a China como a maior economia mundial seguida pelos Estados Unidos e pela Índia. Segue-se o Japão e a Alemanha.

Contudo, os analistas consideram que o crescimento da economia da Índia está dependente do sucesso na implementação de reformas estruturais contínuas como a liberalização comercial e financeira, investimento em infraestruturas e capital humano e a reforma do mercado laboral, refere o “El Economista”.

Recomendadas

Medida do IVA 0% nos bens essenciais, em destaque nos jornais espanhóis

O “El País” nota que as notícias do fim do IVA em produtos básicos e aumento do salário dos trabalhadores da Função Pública chegaram no mesmo dia em que o INE confirmou que o défice se situou em 0,4% do PIB.

Crise da Inflação: Subida na isenção de IRS no subsídio de refeição dá alívio fiscal de 132 milhões de euros no privado

A subida do subsídio de refeição da função pública para seis euros, a partir de abril, vai fazer avançar para este valor a isenção de IRS deste tipo de subsídio pago em dinheiro.

Crise da Inflação: Presidente do Governo dos Açores diz que medidas não devem “excluir” a região

O presidente do Governo açoriano referiu que tem vindo a alertar para esta necessidade nas reuniões do Conselho de Estado e no diálogo que mantém com o primeiro-ministro, António Costa.
Comentários