[weglot_switcher]

Indicador de atividade económica com redução da taxa de variação homóloga

Na semana terminada a 26 de dezembro, afetada pela incerteza da pandemia, registou-se uma redução da taxa de variação homóloga da atividade, mas a taxa de variação bienal aumentou no mesmo período.
30 Dezembro 2021, 11h19

O indicador diário de atividade económica (DEI) apresentou uma redução da taxa de variação homóloga na semana terminada a 26 de dezembro, mas a taxa de variação bienal aumentou, de acordo com os dados publicados, esta quinta-feira, pelo Banco de Portugal (BdP).

“Num contexto de incerteza decorrente da atual evolução da pandemia, na semana terminada a 26 de dezembro, o indicador diário de atividade económica (DEI) aponta para uma redução da taxa de variação homóloga da atividade, sendo que a correspondente taxa de variação bienal aumentou no mesmo período”, revela o regulador bancário.

A semana terminada a 26 de dezembro, abrange o período entre 2o e 26 de dezembro.

O DEI é um indicador divulgado semanalmente pela instituição liderada por Mário Centeno para acompanhar a evolução da economia, não constituindo uma previsão oficial do Banco de Portugal ou do Eurosistema. Abrange “diversas dimensões correlacionadas com a atividade económica em Portugal”, nomeadamente o tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes.

O BdP explica que” a evolução recente do DEI encontra-se fortemente influenciada por efeitos base decorrentes dos eventos verificados durante 2020, o que afeta de forma significativa a evolução homóloga da atividade em 2021″, pelo que “uma forma de mitigar a influência destes efeitos base é através do recurso a uma taxa bienal, o que corresponde a acumular a variação, em dias homólogos, para um período de dois anos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.