Indicador de atividade económica com redução da taxa de variação homóloga

Na semana terminada a 26 de dezembro, afetada pela incerteza da pandemia, registou-se uma redução da taxa de variação homóloga da atividade, mas a taxa de variação bienal aumentou no mesmo período.

O indicador diário de atividade económica (DEI) apresentou uma redução da taxa de variação homóloga na semana terminada a 26 de dezembro, mas a taxa de variação bienal aumentou, de acordo com os dados publicados, esta quinta-feira, pelo Banco de Portugal (BdP).

“Num contexto de incerteza decorrente da atual evolução da pandemia, na semana terminada a 26 de dezembro, o indicador diário de atividade económica (DEI) aponta para uma redução da taxa de variação homóloga da atividade, sendo que a correspondente taxa de variação bienal aumentou no mesmo período”, revela o regulador bancário.

A semana terminada a 26 de dezembro, abrange o período entre 2o e 26 de dezembro.

O DEI é um indicador divulgado semanalmente pela instituição liderada por Mário Centeno para acompanhar a evolução da economia, não constituindo uma previsão oficial do Banco de Portugal ou do Eurosistema. Abrange “diversas dimensões correlacionadas com a atividade económica em Portugal”, nomeadamente o tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes.

O BdP explica que” a evolução recente do DEI encontra-se fortemente influenciada por efeitos base decorrentes dos eventos verificados durante 2020, o que afeta de forma significativa a evolução homóloga da atividade em 2021″, pelo que “uma forma de mitigar a influência destes efeitos base é através do recurso a uma taxa bienal, o que corresponde a acumular a variação, em dias homólogos, para um período de dois anos”.

Recomendadas

Adjudicados últimos seis lotes do concurso para fornecimento de serviços à rede SIRESP

O concurso para fornecimento de serviços à rede de emergência SIRESP foi concluído na segunda-feira, antes do prazo, com a adjudicação dos restantes seis lotes, anunciou hoje a empresa que gere o sistema.

Há um “caminho longo” a percorrer no envelhecimento ativo, diz a ministra da Coesão Territorial

“Sabemos hoje mais sobre as maleitas dos mais velhos e sabemos como as evitar”, sublinhou Ana Abrunhosa, reiterando que “todos queremos envelhecer com qualidade”.

Apoio às famílias pode mitigar desaceleração da economia, prevê Fórum para a Competitividade

O pacote de apoios preparado pelo Governo como resposta à inflação pode mitigar a desaceleração da economia, mas o próximo ano apresenta-se repleto de riscos de desafios. Salários reais devem voltar a cair, prevê o Fórum para a Competitividade.
Comentários