Inditex perde 2,2 mil milhões de euros depois de fechar lojas na Rússia

Grupo espanhol anunciou a venda das lojas ao grupo dos Emirados Árabes Unidos em outubro do ano passado mas a operação ainda não se encontra fechada.

A dona da Zara perdeu 2.211 milhões de euros com a saída da empresa da Rússia no âmbito da invasão deste país à Ucrânia. No entanto, a empresa liderada por Óscar García e presidida por Marta Ortega, ainda está à espera de encerrar definitivamente a sua atividade no país de Vladimir Putin, ainda que mantenha a porta aberta para um eventual regresso.

A empresa deixou a zero o investimento que tinha nas lojas na Rússia. A título de exemplo, o “CincoDías” nota que a Massimo Dutti contava com 483 lojas na Rússia em 2021, tendo fechado 100% das lojas; o mesmo aconteceu com as marcas Oysho, Pula & Bear, Bershka, Stradivarius e Zara Home.

No entanto, a Inditex mantém investimentos na sociedade Joint Stock Company New Fashion, subsidiária na qual o grupo canalizou a atividade comercial da Zara. Ora, num investimento de 1.023 milhões de euros, a empresa perdeu 840 milhões depois de ter encerrado 269 lojas da Zara no mercado russo. A empresa manteve abertas ‘apenas’ 245 lojas, um investimento de 183 milhões.

De relembrar que o grupo espanhol tinha anunciado a venda das lojas ao grupo dos Emirados Árabes Unidos em outubro do ano passado, mas a mesma não se encontra ainda fechada. Com esta operação, a empresa garante a venda de 100% das ações da subsidiária mas o acordo estipula o direito da empresa galega regressar à Rússia caso as circunstâncias se alterem.

A Rússia era o segundo melhor mercado da Inditex, apenas atrás de Espanha, atualmente ocupado pelos Estados Unidos em termos de vendas. A empresa espanhola tinha nove mil empregados no mercado russo, que agora serão transferidos para o grupo Daher.

“Se tomássemos a decisão de continuar as nossas operações na Rússia devido a mudanças na situação [retirada da Ucrânia] – e claro que não pensamos nisto a curto prazo – podemos retomar as atividades precisamente com as lojas que vamos transferir para o grupo Daher”, apontou o CEO da Inditex, Óscar García. Assim, o Daher será considerado como um franchisado da Inditex.

Relacionadas

Inditex supera expectativas. Dona da Zara regista lucros de 4.130 milhões ao leme de Marta Ortega

Ainda que não entre para as contas atuais, as últimas seis semanas registaram um aumento de vendas devido à nova coleção das marcas. Entre 1 de fevereiro de 13 de março de 2023, as vendas da Inditex cresceram 13,5% em relação ao mesmo período de 2022.
Recomendadas

TAP: Governo não tem fundamento “para ter qualquer dúvida sobre decisão” tomada, sustenta Galamba

O Governo está confiante com a decisão que tomou relativamente à demissão dos administradores da TAP e não tem nenhum fundamento “para ter qualquer dúvida sobre a decisão”, disse hoje o ministro das Infraestruturas, João Galamba. O governante falava na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no âmbito da audição regimental. Questionado […]

DBRS coloca classificação do UBS sob revisão negativa

A DBRS explica que “embora o UBS tenha sólidos fundamentais financeiros, acredita que esta aquisição também cria riscos potencialmente significativos relacionados com a execução da fusão de uma instituição bancária substancial no UBS”.

Dona do Pingo Doce vai dar 750 euros a cada trabalhador das operações

Em Portugal, o “cheque” de 750 euros contempla 22 mil trabalhadores e será pago já em abril. O prémio extraordinário também será pago na Polónia e Colômbia, onde o grupo Jerónimo Martins opera.
Comentários