[weglot_switcher]

INE confirma inflação de julho em 9,1%, valor mais alto desde 1992 (com áudio)

Há quase 30 anos que os preços em Portugal não subiam tão rapidamente, confirmou esta quarta-feira o INE. A energia continua a ser o principal motor desta evolução, enquanto os bens alimentares não-transformados também vão acelerando.
10 Agosto 2022, 10h28

O INE confirmou esta quarta-feira a inflação de julho em 9,1%, o valor mais elevado desde novembro de 1992 e um aumento em relação aos 8,7% registados no mês anterior. Este valor fica em linha com a estimativa rápida do gabinete nacional de estatísticas lançada no início de agosto.

Em cadeia, o indicador apresentou uma variação nula, enquanto o valor subjacente, ou seja, ignorando as categorias energética e de produtos alimentares não-transformados, acelerou em termos homólogos para 6,2%.

A energia mantém-se como o principal motor da subida generalizada de preços na economia portuguesa, com 31,2% de inflação nesta categoria. Já os bens alimentares variaram 13,2% em relação a igual período do ano passado.

Olhando para o índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), o indicador de referência para as instituições europeias, este está já em 9,4%. É o valor mais elevado desde que se iniciou esta série temporal, em 1996.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.