[weglot_switcher]

INE: Custos de construção aumentaram 11,6% em março

De acordo com o INE, os preços dos materiais aumentam 5% em relação ao mês anterior, para 15,3%, enquanto o custo da mão de obra aumentou 6,4%,.
10 Maio 2022, 10h36

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) aumentou 11,6% em março deste ano, registando uma subida de 3% em relação à taxa de fevereiro, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) num boletim publicado esta terça-feira.

De acordo com o INE, os preços dos materiais aumentam 5% em relação ao mês anterior para 15,3%, enquanto o custo da mão de obra aumentou 6,4%, uma subida residual face aos 6,3% registados em fevereiro.

“O custo dos materiais contribuiu com 8,9% para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (6,0 % em fevereiro) e a componente mão de obra contribuiu com 2,7 % (2,6 % no mês anterior)”, é referido na mesma nota, na qual os aços, os produtos cerâmicos, o gasóleo, vidros, aglomerados e ladrilhos de cortiça e madeiras e derivados de madeira são enumerados como os materiais que mais contribuíram para essa evolução, registando todos eles “crescimentos homólogos acima dos 20%”.

O INE indica ainda que a taxa de variação mensal do mesmo início foi de 2,9% em março, mês em que os materiais e o custo da mão de obra aumentaram 4,6% e 0,6%, respetivamente.

Quanto às componentes materiais e mão de obra, o INE indica que estes contribuíram, respetivamente, com 2,7% e 0,2% para a taxa de variação mensal do ICCHN, que foi de 0,3% e 1,2% em fevereiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.