INE confirma crescimento de 1,6% à boleia das exportações

O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 1,6% em volume no 3º trimestre de 2016.

“O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 1,6% em volume no 3º trimestre de 2016 (variação de 0,9% no trimestre anterior). O crescimento mais intenso do PIB refletiu sobretudo o aumento do contributo da procura externa líquida” pois as exportações denotaram uma “aceleração mais acentuada” do que as importações, sublinha o INE.

O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou ligeiramente, passando de 0,8 p.p. no trimestre precedente para 0,9 p.p., devido à aceleração do consumo privado.

Relativamente ao 2º trimestre de 2016, o PIB aumentou 0,8% em termos reais (0,3% no trimestre anterior).

O contributo da procura externa líquida para a taxa de variação em cadeia do PIB foi positivo, devido ao aumento das exportações de bens e serviços e à diminuição das importações de bens e serviços, enquanto o contributo da procura interna foi negativo, refletindo principalmente a redução do Investimento.

Relacionadas

Venda dos F16 à Roménia empolou as exportações? INE explica que não

A confusão nas contas nacionais instalou-se quando, há duas semanas, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou a estimativa provisória do PIB do terceiro trimestre. A taxa de crescimento da economia acelerou para 1,6% face ao período homólogo e, na comunicação social e nas redes sociais, houve quem atribuísse aquele comportamento à venda de caças F16 à Roménia pelo Governo português, uma transação consumada em Setembro e que teria empolado as exportações.
Recomendadas

Cheque-família começa a ser pago a partir de 20 de outubro, anuncia Marques Mendes

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Comissão Europeia diz que Portugal é “moderadamente inovador”

O país encontra-se no grupo dos países moderadamente inovadores, passando da 19ª para a 17ª posição entre os 27 Estados-Membros, segundo os dados da Comissão Europeia tornados públicos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).

Emirados Árabes Unidos vão fornecer à Alemanha gás liquefeito e gasóleo em 2022 e 2023

Segundo a agência noticiosa oficial dos Emirados, Wam, o acordo prevê a exportação de uma carga de gás natural liquefeito (GNL) para a Alemanha no final de 2022, seguida do fornecimento de quantidades adicionais em 2023.
Comentários