INESC TEC e Sonae integram consórcio do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia na área industrial

Até 2030, este consórcio pretende formar ou ajudar cerca de 50 mil pessoas a adquirir novas competências.

EIT Manufacturing – Leading Manufacturing innovation is Made By Europe é o nome do projecto vencedor na área da indústria transformadora, lançado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).

É constituído por 50 parceiros europeus, dois dos quais são portugueses – o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e a Sonae.

A missão do EIT Manufacturing é a de “juntar actores importantes no domínio da indústria transformadora europeia em ecossistemas de inovação, que permitam adicionar um valor único aos respectivos produtos, processos e serviços”.

A melhoria da competitividade das empresas europeias, com vista à criação de emprego e protecção do meio ambiente, são objectivos centrais deste projecto.

Até 2030, este consórcio pretende criar e apoiar cerca de 1000 startups, formar ou ajudar cerca de 50 mil pessoas a adquirir novas competências, assim como dinamizar a criação de 360 novos produtos e soluções tecnológicas, e garantir que, pelo menos, 30 % das matérias primas utilizadas sejam recuperadas para novas utilizações.

O EIT Manufacturing, coordenado pela Universidade de Patras (Grécia), arranca já em 2019. Paris foi a cidade escolhida como sede do EIT Manufacturing.

Adicionalmente, cinco hubs de inovação vão ser criados na Europa: Bilbau (Espanha), Darmstadt (Alemanha), Gotemburgo (Suécia), Milão (Itália) e Viena (Áustria). Será o hub instalado em Bilbau que servirá os parceiros de Portugal, Espanha e França.

Com a aprovação do EIT Manufacturing, o EIT passa a ter oito projectos em diferentes áreas da sociedade – EIT Climate-KIC, EITDigital, EIT Food, EIT Raw Materials (que o INESC TEC também integra, sendo o único parceiro português), EIT InnoEnergy, EIT Health e EIT Urban Mobility.

PCGuia
Recomendadas

Dona da Betano celebra primeiro ano da TechHub de Lisboa com reforço das equipas

O Tech Hub da Kaizen Gaming em Lisboa já emprega trinta pessoas e o objetivo passa por continuar a crescer no mercado português. Nesse sentido, serão abertas vagas para diversas funções.

PremiumFintech House muda de sede para duplicar número de startups

‘Joint venture’ da associação Portugal Fintech e da rede de espaços de trabalhos partilhados Sitio investiu perto de um milhão de euros na mudança do edíficio na Praça da Alegria para o da Avenida Duque de Loulé, com dez pisos e mais de 2 mil metros quadrados.

PremiumTecnológica que está a mudar emissões de dívida chega a Portugal

Fredrik Creutz, ex-diretor do Goldman Sachs no Reino Unido, contou ao JE a missão da sua nova empresa NowCM, que inaugura esta sexta-feira um escritório em Oeiras e é parceira da Fintech House.
Comentários