[weglot_switcher]

Infarmed triplica número de aprovações de novos medicamentos em cinco anos

No último ano foram aprovados 60 fármacos pelo Infarmed, um novo recorde que triplica o volume de aprovações desde 2011. A maioria destina-se ao tratamento de doença oncológica.
15 Janeiro 2018, 12h33

O Infarmed aprovou o financiamento de 60 medicamentos inovadores em 2016, ultrapassando o número recorde atingido no ano anterior (51). Este volume de aprovações triplicou nos últimos cinco, revelou o organismo em comunicado.

“A maioria das aprovações são na área da oncologia, destacando-se medicamentos para o cancro do pulmão, melanoma, mieloma e cancro colorretal”, realça o Infarmed.

No que respeita às doenças raras, é referido que “houve sete novos medicamentos financiados (um deles aplicável na área da oncologia), que respondem a doenças como a Distrofia Muscular de Duchenne, Doença de Fabry ou Síndrome Miasténica de Lambert-Eaton”.

Simultaneamente, “durante este ano foram concluídos 511 processos, dos quais 331 foram relativos a genéricos e 86 a novas substâncias e apresentações. Houve ainda oito processos finalizados de biossimilares, cuja utilização tem sido crescente nos hospitais”, indicou o Infamed, afirmando que “esta aceleração da aprovação de novos medicamentos tem sido uma prioridade”.

De acordo com o organismo liderado por Maria do Céu Machado, para estes resultados contribuiu também a Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS) e a Comissão de Avaliação de Medicamentos (CAM), organismos especializados que avaliam a entrada de novos medicamentos e a avaliação de tecnologias de saúde para efeitos de financiamento pelo Serviço Nacional de Saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.