[weglot_switcher]

Infinite Foundry, Indra Sistemas Portugal e Quantico Solutions vencem IoT Challenge da Altice Empresas

A 5ª edição da iniciativa aconteceu de forma presencial e online em virtude da pandemia.
11 Setembro 2020, 17h15

Já são conhecidos os vencedores da 5ª edição do IoT Challenge, uma competição tecnológica promovida pela Altice Empresas que desafia empresas e startups portuguesas a apresentarem soluções de Internet of Things (IoT) inovadoras e prontas a serem comercializadas.

Na edição deste ano, os candidatos tiveram de apresentar soluções para acelerar a digitalização das organizações, optimizar os processos através da monitorização à distância, permitir uma rápida adaptação à nova realidade de teletrabalho ou para enfrentar desafios da sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao combate à pandemia.

Um dos três vencedores foi a Infinite Foundry, com uma solução que consiste em reproduzir uma réplica da planta digital 3D da instalação industrial para monitorizar em tempo real o processo de produção e melhorar a eficiência operacional remotamente.

A Indra Sistemas Portugal foi outra das premiadas com o projecto Onesait Motion, uma solução que facilita a gestão operacional em tempo real de uma cadeia de abasteciemnto, garantido a rastreabilidade online das pessoas, veículos e produtos envolvidos no processo.

A Quantico Solutions foi outra das equipas vencedoras com a solução Vision4Lab, que consiste numa plataforma composta por um sistema que permite que os profissionais de saúde possam gravar em vídeo os seus procedimentos recorrendo a um wearable (óculos), de modo a que outros profissionais possam visualizar essas imagens, garantindo maior controlo e segurança.

Os vencedores terão a oferta de seis mensalidades do serviço IoT Connect da Altice Empresas, startup passes para o Web Summit 2020, divulgação das soluções nos canais de comunicação da Altice Empresas, oportunidade de estar em exposição no showroom da Altice Portugal bem como a possibilidade de integração da solução no portfólio da empresa.

Esta edição do IoT Challenge aconteceu de forma presencial e online em virtude da situação actual em que os onze finalistas apresentaram os seus projectos que foram depois avaliados pelo júri composto por Nuno Nunes (Altice Portugal); Luís Alveirinho (Altice Portugal), Sofia Rebola (Grupo Altri), Ivo Antão (Luz Saúde) e Eduardo Fitas (Accenture Portugal).

Nuno Nunes, administrador responsável pelo segmento empresarial da Altice Portugal, explica a iniciativa: «Queremos continuar a intensificar o nosso modelo de negócio junto das empresas portuguesas, e graças ao IoT Challenge temos a oportunidade de fazê-lo em conjunto com os inovadores do amanhã. Numa altura em que o recurso a soluções e ferramentas tecnológicas como o IoT tem vindo a ser fundamental para dar resposta à retoma da actividade das empresas, o IoT Challenge assume-se como um catalisador no apoio e dinamização do ecossistema empresarial e consequentemente da economia do País».

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.