Inflação anual da zona euro fica nos 0,4%

O Eurostat confirmou hoje que a taxa de inflação anual na zona euro ficou em 0,4% em outubro, ligeiramente acima dos 0,3% de setembro, enquanto em Portugal o aumento dos preços foi de 0,1%. Ainda de acordo com o gabinete de estatísticas europeu, já na União Europeia (UE) a taxa de inflação anual foi de […]

O Eurostat confirmou hoje que a taxa de inflação anual na zona euro ficou em 0,4% em outubro, ligeiramente acima dos 0,3% de setembro, enquanto em Portugal o aumento dos preços foi de 0,1%.

Ainda de acordo com o gabinete de estatísticas europeu, já na União Europeia (UE) a taxa de inflação anual foi de 0,5% em outubro, face aos 0,4% do mês anterior. Em outubro do ano passado, a taxa de inflação anual fixou-se nos 0,7% nos 18 países da zona euro e nos 0,9% nos 28 Estados-membros da União Europeia.

Em Portugal, a taxa de inflação anual ficou em 0,1% em outubro, significando alguma recuperação dos preços depois da taxa de inflação nula de setembro (0,0%) e da taxa negativa registada nos meses anteriores.

Quanto aos outros Estados-membros, destaque para as taxas de inflação negativas registadas em outubro na Grécia (-1,8%), Bulgária (-1,5%), Hungria e Polónia (-0,3% cada um) e Espanha (-0,2%), enquanto as taxas mais altas encontram-se na Roménia (1,8%), Áustria (1,4%) e Finlândia (1,2%).

Por setores, contribuíram para uma subida dos preços na zona euro sobretudo os restaurantes e cafés (+0,08 pontos percentuais), as rendas (+0,07 pontos percentuais) e o tabaco (+0,05 pontos percentuais), enquanto em baixa tiveram impacto combustíveis para transportes (-0,17 p.p.), telecomunicações (-0,10 p.p. cada) e combustíveis líquidos (-0,09 p.p.).

A taxa de inflação anual mede a variação do nível de preços entre um mês e o mesmo mês do ano anterior.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Lado turco de Chipre exige reconhecimento às forças de paz da ONU

A República Turca do Chipre do Norte, país que só a Turquia reconhece, quer que a força de paz da ONU, que está no terreno desde 1964, reconheça a existência do país. Ou então que se retire.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Reino Unido poderá enfrentar cortes de energia durante o inverno

A informação foi avançada esta quinta-feira pela National Grid, empresa britânica que trabalha no sector. Uma situação que vem no contexto da crise energética na Europa.