Inflação em Espanha nos 10,8% em julho, valor mais alto em 38 anos

Em junho, a inflação em Espanha foi 10,2%, menos seis décimas do que o valor estimado para este mês. “Esta evolução deve-se, principalmente, à subida dos preços dos alimentos e bebidas não alcoólicas e da eletricidade”, segundo o instituto de estatística espanhol, que sublinha que em julho de 2021 o preço da eletricidade baixou.

2 – Espanha

A inflação em Espanha foi de 10,8% em julho, o valor mais alto em 38 anos, desde setembro de 1984, segundo uma estimativa do instituto nacional de estatística (INE) espanhol divulgada hoje.

Em junho, a inflação em Espanha foi 10,2%, menos seis décimas do que o valor estimado para este mês.

“Esta evolução deve-se, principalmente, à subida dos preços dos alimentos e bebidas não alcoólicas e da eletricidade”, segundo o instituto de estatística espanhol, que sublinha que em julho de 2021 o preço da eletricidade baixou.

Por outro lado, os preços do vestuário e do calçado estão este ano, em julho, a diminuir menos do que em julho de 2021, segundo o instituto.

Sem os preços dos alimentos não elaborados e da energia (inflação subjacente), a variação estimada dos preços é 6,1%, em relação a julho de 2021, o que, “se se confirmar, será a mais alta desde janeiro de 1993”, lê-se num comunicado do INE de Espanha.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 8 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

Zaporizhzhia. Ucrânia e Rússia querem visita da AIEA à central nuclear após ataques

Os apelos surgem depois de acusações mútuas sobre a origem dos ataques ao reator da central nuclear de Zaporiyia, no sul da Ucrânia.

Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

EUA preparam-se para investir 362 mil milhões no combate às alterações climáticas; Pfizer adquire biofarmacêutica em troca de 5,3 mil milhões; Continuam os exercícios militares chineses perto da ilha de Taiwan
Comentários