[weglot_switcher]

Inflação em Portugal aumenta para 1,1% em agosto

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística esta terça-feira. A subida do Índice de Preços no Consumidor foi sustentada pela aceleração dos preços da classe Transportes.
12 Setembro 2017, 11h01

A inflação em Portugal aumentou para 1,1 nos em agosto deste ano, uma taxa superior em 0,2% à registada no mês passado (0,9%). De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta terça-feira, a subida do Índice de Preços no Consumidor foi sustentada pela aceleração dos preços da classe Transportes (classe 7).

O relatório do organismo de estatística nacional indica ainda que “o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 1,3%, mais 0,3 pontos percentuais que no mês anterior.”

Segundo a informação mais recente do INE, a variação mensal do Índice de Preços no Consumidor foi nula, sendo que tinha sido de menos 0,7% em julho e inferior em 0,2% em agosto do ano passado. Quanto à variação média dos últimos doze meses, fixou-se em 1,1%, semelhante à assinalada em julho.

Um dos destaques do INE é o de que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor português registou uma variação homóloga inferior em 0,2 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para zona euro (em julho, a diferença entre estas duas taxas foi de 0,3%). O indicador em causa apresentou uma variação mensal de 0,2% (-0,6% no mês anterior e nula em agosto de 2016) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,2%, um número idêntico ao registado no mês anterior, explica o comunicado.

No mês passado, a inflação tinha-se mantido nos 0,9%, uma taxa idêntica à registada em junho. A estabilização do Índice de Preços no Consumidor havia sido sustentada pela setor da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis.

https://twitter.com/pt_INE/status/907545703412633600

Notícia atualizada às 11h19

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.