Inflação na Alemanha dispara para 5,2% em novembro, um máximo desde junho de 1992

A inflação homóloga na Alemanha subiu para 5,2% em novembro, o nível mais alto desde junho de 1992, quando atingiu 5,8%, informou esta sexta-feira a agência federal de estatística alemã (Destatis), confirmando os dados divulgados no dia 29.

Ministros Das Finanças E Economia Alemanha

Já em outubro o índice de preços no consumidor (IPC) tinha aumentado 4,5%.

“A inflação aumentou assim pelo sexto mês consecutivo e em novembro atingiu o nível mais alto até agora em 2021”, disse Georg Thiel, presidente da Destatis, acrescentando que para se encontrar uma taxa ainda mais alta é preciso recuar quase 30 anos até junho de 1992.

Entretanto, a taxa de inflação caiu 0,2% em novembro face a outubro.

A elevada inflação no segundo semestre de 2021 tem várias razões, incluindo os efeitos de base dos preços baixos do ano passado.

A redução temporária do IVA entre julho e dezembro do ano passado e, em particular, os baixos preços do petróleo, que atingiram um nível baixo em novembro de 2020, refletem-se agora na inflação.

Estes efeitos de base temporários estão a ser cada vez mais agravados por outros efeitos relacionados com a crise, tais como problemas na cadeia de abastecimento e aumentos significativos de preços em fases intermédias da produção.

Recomendadas

Portugal sobe duas posições no Ranking Mundial de Talento e é agora o 24.º mais competitivo

Portugal melhora sobretudo na Investigação & Desenvolvimento e na Preparação. O podium mundial é liderado pela Suíça, Suécia e Islândia, as três economias mais competitivas em talento a nível mundial entre os 63 países analisados pela escola de negócios IMD.

António Costa: Ambiente+Simples ajuda investimento nas renováveis

O primeiro-ministro afirmou que a desburocratização e a digitalização da administração pública é fundamental para reduzir custos e facilitar o investimento nas renováveis.

Presidente do Peru detido após ser destituído e acusado de golpe de Estado

Pedro Castillo foi detido e está na sede da polícia de Lima, depois de ter sido destituído pelo Congresso, acusado de tentar executar um golpe de Estado ao anunciar a sua dissolução.
Comentários